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26 de junho de 2022, 8:32
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10 Conselhos para descansar melhor

O que você faz do amanhecer ao entardecer causa um enorme impacto sobre o seu descanso da noite até a manhã. A melhor maneira de garantir um bom sono é revisar as atividades que você desenvolve muito antes de ir para a cama.

Confira 10 conselhos para ajuda-lo a descansar melhor:

– Faça exercícios regularmente: com mais de vinte ou trinta minutos de atividades físicas você alcançará a meta de chegar à cama relaxado. O melhor momento para realizar exercícios que beneficiem o sono noturno é pela manhã;
– Cuidado com os estimulantes: os amantes de chá, café, chocolates e refrigerantes devem saber que os efeitos estimulantes desses produtos duram até quatro horas após sua ingestão. Evite-os a noite;
– Beba com moderação: consumir álcool a noite pode provocar a falsa sensação de sono melhor. Dorme-se mais precocemente, mas diminui a quantidade de sono profundo;

– Busque qualidade e não quantidade: seis horas de sono profundo podem fazer com que você se sinta melhor do que oito horas de sono leve e interrompido. Durma o suficiente para recarregar suas baterias!

– Deixe suas preocupações e planos para outro momento: pense nos seus problemas ou afazeres antes de ir para a cama. Ao deitar-se, caso siga discutindo com eles e mentalizando-os, não irá resolvê-los nem irá relaxar;

– Não se deite após ter comido em excesso: se comer muito antes de deitar obrigará o sistema digestivo a trabalhar demais. Talvez sinta uma sonolência agradável, mas logo terá a sensação de peso, que não o deixará dormir bem, além de aumentar a chance de refluxo;

– Desenvolva um ritual de sono: as crianças leem, escutam histórias e rezam antes de dormir. Você pode escolher seu ritual, escutar música, tomar uma ducha podem ajudar a conciliar o sono. Repita o ritual todas as noites;

– Ambiente agradável: deixe o quarto bem escuro, evite lugares barulhentos e, se possível, regule a temperatura. Um bom colchão e travesseiros são fundamentais para promover o bem-estar;

– Atividades na cama: evite falar ao telefone, mexer no tablet, trabalhar ou comer na cama. Ela não deve ser associada a outras atividades além de dormir ou fazer sexo. Isso garantirá um ato mecânico ao seu organismo;

– Relaxamento muscular: banhos quentes, sauna, alongamentos e massagens relaxam os músculos, o que ajuda bastante o sono durante a noite. Pratique atividades relaxantes antes de deitar-se;

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