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24 de junho de 2022, 8:05
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A ceia de Natal pode ser um presente para a sua saúde. Veja as dicas da Cerealista Santa Clara!

Pratos tradicionais de fim de ano podem, sim, apresentar uma versão mais leve. As receitas tradicionais da ceia são bastante gordurosas e calóricas, podendo gerar um ganho de peso bastante significativo pós-festas. Porém, existem opções bastante saborosas e saudáveis fazendo apenas algumas substituições de ingredientes ou pratos.
Para os aperitivos o ideal é consumir nozes, castanhas, pistache e amêndoas, pois são boas fontes de gorduras insaturadas que auxiliam no controle das taxas de colesterol. Frutas secas como figo, tâmara, ameixa e damasco também são opções de beliscos, são ricas em fibras e promovem a saciedade. A castanha do Pará também é uma excelente opção, já que apresenta boas doses de selênio, um potente antioxidante com efeito antienvelhecimento.
Para manter a ceia saudável, fuja dos alimentos processados! Prefira os in natura, frescos e de qualidade.
Nas entradas, deixe o salpicão mais leve substituindo a maionese por pasta de soja ou iogurte natural e opte por frango cozido ou grelhado com temperos caseiros, no lugar de presunto ou frango defumado. Ambos são ricos em aditivos químicos e temperos artificiais, além de muito sódio. Na salada de folhas cruas, por exemplo, podemos adicionar sementes que aumentam a sensação de saciedade e dão um sabor especial: sementes de abóbora, girassol e linhaça. Para o toque final, procure usar o tempero desidratado de limão e ervas finas com vinagre de maçã orgânico, evitando assim o sódio do sal.

Já no prato principal opte por carnes brancas, peixe ou frango que são menos calóricas e mais saudáveis. Utilize condimentos como gengibre, açafrão e pimenta caiena, temperos funcionais saudáveis e que podem oferecer um toque especial à sua receita.
Uma observação importante sobre o chester: apesar de ser uma carne branca, é melhor deixar fora do cardápio, pois estamos falando de um alimento que recebeu uma carga alta de hormônio para o crescimento. O peru e o tender são outros tipos de carnes que devem ser evitadas porque já vêm temperados com glutamato monossódico e outros aditivos químicos. Opte pelo frango assado.

As carnes suínas tipo pernil apresentam muita gordura, substitua pelo lombo que é uma parte mais magra. O clássico bacalhau é uma boa opção de proteína com baixa quantidade de gordura. Prepare sempre com vegetais e um azeite de boa qualidade. Atenção aos hipertensos, cuidado com o excesso do bacalhau, é um peixe normalmente salgado.

Como sugestões para acompanhamento, evite frituras e carboidratos refinados. O arroz branco por exemplo é pobre em nutrientes, opte sempre pelo arroz negro, vermelho ou, até mesmo, por outros grãos como lentilha. Na farofa para ficar mais saudável, adicione legumes ou frutas. Bebidas mais saudáveis também devem fazer parte da sua ceia.

Refrigerante certamente não está entre elas. Substitua por sucos como de uva integral, blueberry e de cranberry para manter o clima festivo. São bebidas fontes de antioxidantes, reduzem o colesterol, favorecem a proteção ao câncer e ao envelhecimento precoce. Ainda existem as águas aromatizadas com rodelas de frutas cítricas como laranja, limão ou morango. É uma opção saudável e menos calórica. Sirva bem gelada e com pedaços de gengibre ou folhas de hortelã para dar mais sabor.

A tradição da ceia natalina pode ser uma experiência saudável e equilibrada mantendo seus sabores e aromas. Não existe presente melhor do que cuidar da nossa saúde.

Um feliz Natal e um prospero ano novo.

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