26.4 C
São Paulo
24 de junho de 2022, 4:53
Publicidade
InícioNotíciasA importância do equilíbrio das 8 saúdes

A importância do equilíbrio das 8 saúdes

Acostumados a só ouvir a respeito da saúde física, muitas vezes deixamos de lado as outras saúdes que são essenciais para a manutenção da nossa existência, equilíbrio mental e físico e, consequentemente, nossa evolução espiritual.

As saúdes podem ser divididas em: física, familiar, financeira, social, espiritual, intelectual, profissional e ecológica.
Assim como no funcionamento do nosso corpo, não há como dizer que um órgão é mais importante do que o outro, também não podemos preterir nenhuma das saúdes.

A saúde física abrange os hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, qualidade de sono, prevenção e tratamento de doenças. No ritmo de vida atual, manter todos esses quesitos em harmonia é um grande desafio e, na maioria das vezes, a realidade que vivemos é permeada por altos níveis de estresse, sobrecarga do corpo, distúrbios alimentares e disfunções orgânicas.

Muitas vezes para conseguirmos sucesso na saúde financeira, abrimos mão de duas saúdes imprescindíveis: a familiar e a social. Ao se distanciar e perder momentos de qualidade com os filhos, pais, cônjuges, colegas e amigos em detrimento do sucesso financeiro, o indivíduo vai invertendo suas prioridades e se isolando até chegar em um nível que toda aquela abundância material que foi conquistada perde o seu valor e a consequência disso é um enorme vazio e perda de sentido na vida. Especialmente em momento de crise econômica no país é fundamental trabalhar para construir uma estabilidade financeira, mas sem esquecer aqueles que amamos e por quem somos amados e admirados, pois eles são um grande pilar de sustentação para o nosso bem-estar.

A saúde intelectual e a profissional são muito importantes, já que elas nos ajudam a reconhecer nosso papel na sociedade. Muitas pessoas fazem essa escolha profissional baseada somente no aspecto financeiro e, por conta disso, se frustram. Exercer uma atividade profissional que gostamos, na qual nos sentimos desafiados, reconhecidos e que esteja alinhado com nossos dons, habilidades e gostos pessoais é uma forma de atingirmos a excelência profissional e realização em nossas carreiras, mas o trabalho deve ter um limite saudável e não impactar na vida pessoal.

A saúde espiritual, que vai além de religião, está ligada à fé, intuição, valores, crenças, caráter, moral e ética. É preciso ter uma crença e uma prática regular que lhe garanta equilíbrio e força para lidar com serenidade e esperança nos momentos turbulentos da vida.

Por fim, mas não menos importante, a saúde ecológica é a prática de hábitos sustentáveis, de consumo responsável e uso consciente dos recursos naturais. A partir do momento que criamos consciência do nosso impacto no meio ambiente e nos esforçamos para contribuir com ações que zelam por ele, nos integramos com a natureza e nos sentimos agentes ativos para um mundo melhor.

Encontrar o equilíbrio entre todas essas saúdes é um desafio enorme, mas é a chave para uma vida plena e feliz. Existem várias ferramentas como meditação, exercícios físicos, hobby, trabalhos voluntários, terapias entre outras, que nos ajudam a nos colocar em contato com a nossa essência e encontrar nosso eixo e propósito de vida.

Por Ana Paula Oliveira

Zen Soul

Barras de Access®, Florais de Bach, Massagem Relaxante Energética, Quick Massage e Reiki
Rua Abdo Ambuba, 118 – travessa da Avenida Giovanni Gronchi, altura do nº 5800
Telefone e Whatsapp: (11) 99807-6172

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -