16.9 C
São Paulo
25 de junho de 2022, 1:21
Publicidade
InícioNotíciasA importância do Pilates na adolescência

A importância do Pilates na adolescência

Na adolescência ocorre uma modificação das estruturas físicas. É nessa fase da vida que ocorre o crescimento ósseo acelerado (pico de crescimento) e a coluna vertebral pode crescer com maior rapidez, podendo provocar um desequilíbrio do crescimento das vértebras ou um desenvolvimento desequilibrado da musculatura dorsal.

A musculatura não acompanha o crescimento, a coluna passa a desencadear desigualdades e compensações que podem promover as mudanças posturais. O desvio postural mais comum é a escoliose, acompanhada ou não de aumento ou diminuição da lordose cervical e lombar e aumento ou diminuição da cifose dorsal. É caracterizada como um desvio lateral da coluna, onde casos mais acentuados necessitam de intervenção cirúrgica. Quando esse desvio é detectado no início, o trabalho fisioterapêutico – assim como o Pilates na adolescência – ajuda a melhorar o padrão da curva ou estabilizá-la.

O intenso trabalho de condicionamento muscular esquelético (força, flexibilidade e resistência), estabilidade do centro do corpo (enfatizando a cintura pélvica e escapular), o alinhamento corporal e a respiração nesta fase de crescimento e desenvolvimento corporal é uma ótima prática.

A prática do método Pilates na Adolescência através do alongamento das cadeias musculares encurtadas e do fortalecimento global melhora esse quadro de desequilíbrio postural contribuindo para que o adolescente cresça saudavelmente com confiança e boa auto estima.

Core Plus Pilates, Funcional e Adaptada
Rua Prof. José Horácio Meireles Teixeira 645, lj 03
Telefone: (11) 2594-2368
WhatsApp: (11) 97060-8763
www.coreplus.com.br

Instagram: @core_pluspilates

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -