17.1 C
São Paulo
25 de junho de 2022, 2:35
Publicidade
InícioNotíciasA quebra de paradigmas na Institucionalização dos Idosos

A quebra de paradigmas na Institucionalização dos Idosos

O Estatuto do Idoso, apresenta as ILPI´s (Instituições de Longa Permanência para Idosos) como estruturas de cunho social e do campo da assistência, mas que acabam por acolher ou continuar a assistência a idosos em situação especial de cuidados de saúde. Portanto, têm estruturas mistas de saúde – híbridas –, assim como equipes multidisciplinares que cuidam destes residentes quando necessário.
Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as ILPI´s são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania. Ou seja, são domicílios coletivos que oferecem cuidados e algum tipo de serviço de saúde. São híbridas e, por isto, devem compor não só a rede de assistência e saúde, mas também a de habitação.
A qualidade de vida na terceira idade deve ser observada não necessariamente a partir do diagnóstico de doenças, mas tendo como parâmetros a qualidade de vida dos idosos e o atendimento de suas necessidades durante o progressivo processo de envelhecimento. Estudos indicam que, ao se referir a múltiplas doenças crônicas nos residentes de instituições de idosos, em geral, que os levam a uma morte incerta ou imprevisível, os óbitos nesses locais são caracterizados como prolongados e repentinos. Outro estudo sugere que a morte é geralmente causada pela progressão de uma doença crônica, que, muitas vezes, é o motivo de admissão no lar para a maioria dos residentes.
Atualmente não se pensa em levar um ente querido a um Residencial para Idosos, somente por questões de saúde física. A Socialização e a Dinâmica Familiar sobrecarregada pelo dia a dia, inclui-se nas pesquisas voltadas ao envelhecimento e deixam de sobreaviso a importância da escolha do residencial melhor indicado.
O Residencial Villa Primavera Sênior, tem uma equipe preparada para tornar os dias mais alegres e explorados, sempre ligado ao contexto Bio-Psico-Social de nossos residentes. Disponibilizamos Fisioterapia, Reabilitação Cognitiva e Terapia Assistida com Jogos Eletrônicos em nossos pacotes mensais.

Venham conhecer nosso Espaço e Planos Disponíveis. Agende uma visita.

Villa Primavera Hospedagem Sênior
Rua dos Três Irmãos, 771 – Jardim Guedala
Telefone: (11) 2679-1726
WhatsApp (11) 98120-9858
www.villaprimaverasenior.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -