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25 de junho de 2022, 1:07
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Ano novo saudável: conheça temperos funcionais que fazem bem pro seu dia a dia

Desde a Antiguidade até hoje, o homem busca algo a mais do que o próprio alimento, algo que proporcione novos sabores, gostos e aromas. São os temperos, ou especiarias, que ganham aqui sua importância funcional, revelando-se excelentes para sua saúde.

 

Salsa

É diurética e ajuda a prevenir a formação de gases e inchaço abdominal. Contém propriedades que auxiliam a digestão, limpam o fígado e eliminam toxinas do corpo. Experimente um chá desintoxicante de hibisco (2 colheres de chá da erva), uma maçã pequena e uma colher de sobremesa de salsa picada. Bata tudo no liquidificador e adoce a gosto. Você também pode polvilhar a salsa em suas saladas, sopas, omeletes ou em seus pratos favoritos.

Pimenta Caiena

Promove a sensação de saciedade e acelera o metabolismo, portanto é indicada para pessoas que estão controlando o peso. Essa pimenta também auxilia a circulação sanguínea. Possui ação antioxidante e anti-inflamatória, ajuda a regularizar a pressão arterial e baixar o colesterol. Experimente misturar uma colher de chá de pimenta-caiena em pó com uma colher de sopa de azeite para temperar suas saladas. Você também pode acrescentá-la em sucos, experimente misturar meia colher de chá em 250 ml de água de coco com suco de um limão. Adoce com mel, se preferir.

Orégano

Além de muito saboroso tem a capacidade de estimular a produção de enzimas responsáveis pela digestão de carboidratos e atuar como um tônico digestivo. Também se destaca por ser um tempero antioxidante e levemente diurético. Muito famoso na pizza, o orégano também pode ser polvilhado em massas, molhos e sopas. Inclusive, pode ser acrescido a sucos ou chás. Experimente bater uma colher de chá de orégano com 250 ml de suco de melancia ou então acrescentar uma colher de café do tempero a um chá de sua preferência.

Anis Estrelado

Contém substâncias que estimulam o sistema digestivo, aumentando a produção de saliva e intensificando os movimentos peristálticos, evitando aquela sensação de inchaço e de estômago pesado corriqueiras após as refeições. Experimente o tempero misturado com um chá de erva doce, de hortelã ou de camomila e beba 15 minutos antes das refeições.

Canela

É capaz de amenizar a fome e saciar a vontade de comer açúcar e doces, e também estimula o organismo a consumir menos calorias ao longo do dia. Ou seja, recomenda-se a canela especialmente para dietas restritivas, cujo objetivo é perda ou controle de peso. Mas caso seu objetivo não seja controlar o peso, saiba que a canela também é altamente antioxidante e anti-inflamatória. Experimente acrescentá-la a um chá de maçã e beber 15 minutos antes das refeições.

Açafrão da terra

Essa raiz ajuda a diminuir a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. Dessa forma é altamente indicada para pessoas que estão em uma dieta para perda de peso. Tem alto poder anti-inflamatório e antioxidante, também traz benefícios para a pele, fígado e acerta o ritmo do metabolismo. Você pode dissolver uma colher de chá de açafrão da terra em pó em uma colher de sopa de azeite e utilizar como tempero para suas saladas, ou então polvilhe uma colher de chá do tempero em suas comidas favoritas já prontas.

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