24.2 C
São Paulo
7 de julho de 2022, 1:47
Publicidade
InícioNotíciasChef Flávio Duarte visita a ISM, grande feira de doces na Alemanha,...

Chef Flávio Duarte visita a ISM, grande feira de doces na Alemanha, e fala sobre experiência com exclusividade para a revista Giro Morumbi

No início do ano o Chef Flávio Duarte esteve na feira ISM, celebrada anualmente na Colônia, Alemanha, e considerada a maior e mais importante feira de doces e biscoitos do mundo. A ISM abrange toda a gama de confeitaria disponível em nível mundial, em todos os segmentos: chocolates, doces, biscoitos, petiscos, sorvetes e massas cruas e conta com a participação de mais de 140 países, além de cerca de 40 mil visitantes nos quatro dias de evento.

Confira o depoimento do Chef Flávio Duarte e viaje nessa experiência!

“A feira tem mais de 1.600 estandes e alguns são enormes, então é bom ir preparado para andar, fica humanamente impossível conhecer tudo em apenas um dia, programe-se para ficar lá os quatro dias do evento. Tudo que existe de mais atual em matéria de doces você vai encontrar lá: pirulitos, balas, macarons, bombons, tortas, bolos, bombas de chocolate, biscoitos, recheios prontos, coberturas, marzipã entre outros. Países de várias partes do mundo participam do evento. Um detalhe importante é ir preparado para comer muito, em praticamente todos os stands você tem degustação e muitas vezes amostras para levar.
Esse ano vi muitas novidades interessantes, entre elas, uma me deixou realmente hipnotizado. Sou fã de jogos de tabuleiro e sou chocólatra assumido, agora imagine esses jogos com várias peças de chocolate. Pois foi isso que uma das empresas estava apresentando, clássicos como Banco Imobiliário, Uno e Scrable (cruzadinhas) com pecinhas de chocolate.
O chocolate brilhou e foi com certeza a grande estrela, vi esculturas, bombons de todos os tamanhos, cores e texturas que podemos imaginar.
Encontrei também muitas novidades em em transfers. Uma torre de éclairs chamava a atenção de todos que passavam, tanto pela ousadia quanto pela beleza, a vontade era de experimentar uma a uma.

Fica claro que para o Europeu o marzipã será sempre bem vindo. Eu realmente não sei porque aqui no Brasil não temos a cultura de elaborar nossas produções com marzipã. Talvez o custo da farinha de amêndoa, ingrediente principal do marzipã, seja alto demais. A verdade é que dá para fazer verdadeiras obras de arte com essa massa, uma vila de marzipã colorido também chamou a atenção dos visitantes.
Os macarons marcaram presença, e embora um pouco mais tímidos quando comparados com os bombons, os docinhos coloridos e delicados de origem italiana que foram abraçados pela corte francesa no século XIV, brilharam em vários estandes e em aulas exclusivas e divertidas em um novo espaço criado esse ano, um ambiente que se aproximava um pouco com nossas extrovertidas aulas nas feiras de confeitaria aqui no Brasil.
Não tem como falar da ISM e não citar os bombons. Eles marcaram presença, em cores e sabores, eu encontrei até quem estivesse demonstrando um em tons de verde e amarelo que remetia a ideia de Brasil e qual o sabor? Claro, caipirinha. Confesso que esse eu fiz questão de experimentar e não encontrei traços de caipirinha, mas valeu a sugestão, uma daquelas que se bem executada pode fazer muito sucesso.
A preocupação com a sustentabilidade e a criação de produtos orgânicos também foram vistos na feira. Algumas indústrias mostraram isso como uma forte tendência para o ano no mercado mundial, a diminuição do açúcar continua sendo uma preocupação, principalmente na alimentação infantil, uma vez que cresce rapidamente o número de pessoas obesas e com sobrepeso no mundo inteiro.
Para aqueles na área da indústria a ISM traz os mais modernos maquinários para produção e embalagens, a sensação é de estarmos no futuro mesmo e é nessa área que estranhamos a quantidade de diferentes países. A China e o Japão parecem brilhar nessa categoria, mas encontrei muitas outras nacionalidades, empresas Canadenses, Dinamarquesas, Suecas e Alemãs apareciam a todo momento. As máquinas são robôs tão modernos que a impressão é que eles vão sair de suas posições de trabalho e vir bater um papo com você a qualquer momento.
Foram quatro dias intensos de novidades e novas experiências onde o diagnóstico final é de que tudo que é bem feito, pensado e minunciosamente preparado só tem um resultado possível, o do sucesso absoluto.

A ISM esse ano aconteceu de 27 a 30 de janeiro. O preço promocional para os quatro dias de feira foi de 71 Euros. Para aqueles que querem visitar a feira em 2020 a mesma será realizada entre os dias 02 a 05 de fevereiro”

Chef Flávio Duarte
Flávio Duarte, 45 anos, morador do Morumbi foi um dos participantes do programa BAKE OFF BRASIL – MÃO NA MASSA, exibido pelo canal SBT neste ano. Confeiteiro por profissão e paixão, Flávio dedica a maior parte do seu tempo para estudar novas técnicas e desenvolvê-las em seus deliciosos pratos vendidos sob encomenda.

Os moradores do Morumbi podem desfrutar das delícias gastronômica e da expertise de Flávio Duarte! O renomado cozinheiro oferece consultoria gastronômica e atende pedidos para jantares especiais, eventos, aulas de culinária e confeitaria e encomendas com sabor, requinte e qualidade.

 

Flávio Duarte – Bake Off Brasil
Telefone: (11) 98747 0383
flaviorogerioduarte@yahoo.com.br
Instagram: @flaviobakeoff
Youtube: Fla, Visita!
Fanpage: Flávio Duarte

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -