A azeitona é a drupa da árvore oliveira, isto é, trata-se de um fruto que apresenta uma única semente envolvida por uma polpa comestível. Naturais da África, Ásia e da região do Mediterrâneo, estas árvores existem há cerca de 5 mil anos e podem completar até mais de 500 anos de idade. Para ser consumida, a azeitona é submetida a “cura”, um processo que ameniza o seu sabor naturalmente mais amargo.
Algumas azeitonas são originalmente verdes, inclusive depois de maduras. Outras, a princípio são verdes, porém à medida que amadurecem apresentam coloração arroxeada. Há ainda Azeitonas que são pretas desde o início do seu desenvolvimento.
Veja a seguir como as propriedades da azeitona proporcionam benefícios para saúde e boa forma!
- Ajuda a perder peso
Os benefícios da azeitona para a perda de peso são proporcionados pelo seu grande conteúdo de gorduras monoinsaturadas e também pela presença de fibras. Um estudo feito com crianças e publicado no “European Journal of Endocrinology”, por exemplo, revelou que o consumo de azeite, ao invés de outras de gorduras, reduz a quantidade de gordura corporal e o peso. As fibras solúveis da azeitona ajudam a minimizar os níveis de glicemia, o que também propicia o emagrecimento, pois todo o excedente de glicose no sangue é convertido em gordura.
- Garante energia para os treinos
A azeitona, principalmente a preta, é uma boa fonte de ferro, um mineral essencial para a oxigenação celular. O nutriente é constituinte das proteínas transportadoras de oxigênio em nosso organismo, hemoglobina e mioglobina.
- Tem propriedades anti-inflamatórias
O consumo de azeitona pode ajudar no controle de doenças tipicamente inflamatórias, como a artrite. Os compostos fenólicos responsáveis pelo sabor da azeitona, como a oleuropeína e o oleocanthal, apresentam propriedades anti-inflamatórias.
- Ajuda a evitar infartos e derrames
A ingestão de azeitona ajuda a prevenir doenças cardiovasculares por minimizar importantes fatores de risco para o desenvolvimento das mesmas. Suas gorduras monoinsaturadas, como o ácido oleico e o ácido palmitoleico, aumentam os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuem o de colesterol ruim (LDL). A fibra solúvel do fruto também reduz o colesterol.
- Tem atividade anticancerígena
Tanto a azeitona como o azeite são bastante consumidos na região do Mediterrâneo, cuja taxa de casos de câncer é menor do que em outros locais do mundo. Há inclusive a dieta do Mediterrâneo, que contém ambos como alimentos base.
A atividade anti-inflamatória, mais uma vez, traz benefícios da azeitona para a saúde pois a inflamação crônica também aumenta as chances para o surgimento de tumores.
As azeitonas ainda contêm uma quantidade significativa de agentes antioxidantes (como a oleuropeína, o oleocanthal, a vitamina E dentre outros) que previnem o estresse oxidativo, uma situação onde o excesso de radicais livres, por serem extremamente reativos, pode danificar o DNA nuclear, induzindo mutações que transformam células saudáveis em cancerosas.
- Ajuda a proteger o intestino
Os benefícios da azeitona para a saúde intestinal são oferecidos pelo seu conteúdo de fibras, gordura monoinsaturada e vitamina E. As fibras insolúveis da azeitona facilitam a evacuação, evitando dessa forma o acúmulo de resíduos gerados pelo processo digestivo, que prejudicariam este órgão e o corpo como um todo.
Já a associação de ácidos graxos monoinsaturados e vitamina E ajudam a prevenir o câncer de cólon.
- Ajuda no combate contra o Alzheimer
Uma pesquisa feita pelo “Greece’s National Center for Scientific Research” concluiu que o composto Oleuropeína pode ser um aliado contra o Alzheimer.
Na doença de Alzheimer, a produção de proteína amiloide aumenta de tal maneira que ela se acumula na forma de oligômeros, comprometendo as sinapses.
- A azeitona é boa para a pele
Há também benefícios da azeitona para a saúde da pele. A vitamina E é um ótimo hidratante. Sua atividade antioxidante ainda protege o órgão dos danos da radiação ultravioleta, prevenindo tanto o envelhecimento precoce como a ocorrência de câncer de pele. O ácido oleico também ameniza as rugas, promovendo a maciez da pele.
- Ajuda a evitar a Osteoporose
O índice de osteoporose também é menor em países do Mediterrâneo. Um estudo avaliou os impactos da dieta mediterrânea na pré e pós-menopausa. Os pesquisadores concluíram que esse tipo de dieta pode sim ajudar a prevenir a diminuição da densidade óssea nas mulheres. Estudos em animais também relatam que compostos existentes na azeitona e no azeite evitam a perda óssea.
Dica: Por conta da solução em que são conservadas (salmoura), as azeitonas apresentam um grande teor de sódio. Uma dica é lavar os frutos em água limpa para retirar esse conteúdo de sal. Mas, de qualquer forma, evite o consumo exagerado, pois o mineral tem ação hipertensiva (prejudicando e anulando os benefícios da azeitona para o sistema cardiovascular).
Cerealista Santa Clara
Rua Dr. Luiz Migliano, 977, Morumbi (dentro do posto BR)
Tel.: (11) 4562-2772
WhatsApp: (11) 94526-1273
Facebook e Instagram: @cerealistasantaclara