24.3 C
São Paulo
24 de junho de 2022, 8:27
Publicidade
InícioNotíciasConsultório Guedala explica o estresse e a ansiedade

Consultório Guedala explica o estresse e a ansiedade

Vivemos em uma soeciedade em que trabalhar 12 horas por dia parece um sinal de dedicação e de sucesso, especialmente entre empreendedores. Mas essa devoção é insustentável e traz danos para a saúde. O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A psicóloga Simone Romanato, do Consultório Guedala, recebe vários pacientes com nível elevado de estresse devido a uma dificuldade em não conseguir lidar de maneira satisfatória com a correria diária, chegando ao ponto de um colapso nervoso ou de desenvolver outros problemas físicos de saúde.

O caminho, de acordo com a psicóloga, é ajudar o paciente a modificar seu padrão de comportamento, desenvolvendo hábitos de vida mais saudável e a lidar de maneira emocional com os conflitos de uma forma menos estressante, trabalhando com a inteligência emocional.

A longo prazo, o estresse causa queda da produção de insulina pela supra-renal, aumenta o perigo de diabetes, estimula a produção de ácido clorídrico no estômago, diminui a libido, prejudica o sistema imunológico, favorece distúrbios de impotência e de menstruação, pode facilitar o aparecimento de asma, além de gerar estado de desequilíbrios, como náuseas, queda auditiva, dificuldade para engolir, entre outros.

Com estresse, o paciente chora sem motivos aparentes, tem enurese, pesadelos, irritabilidade, distúrbios no estômago, infecções respiratórias, enxaqueca, dificuldade de concentração, sem contar a recusa a brincar, por exemplo.

Já a ansiedade pode ser resolvida em poucos meses, afirma Simone Romanato. “Em alguns casos, para obtermos resultados mais rápidos, sugerimos como tratamento contra ansiedade a combinação de terapia medicamentosa (ansiolítica e antidepressiva) e psicoterapia em conjunto”, afirma.

O tratamento contra a ansiedade ajuda a enfrentar e a resolver os problemas, a reconhecer os padrões de comportamento repetitivo, rever a sua história de vida com outra ótica, lidar melhor com as crises existenciais, melhora o autoconhecimento e o amadurecimento pessoal.

 

Sintomas da ansiedade: sensações de falta de ar ou sufocamento, dor ou desconforto torácico, náusea ou desconforto abdominal, palpitações ou taquicardia, sudorese, sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio. Pode surgir o medo de perder o controle e enlouquecer, sensações de formigamento, calafrios ou ondas de calor, além de insônia, confusão, tremores, fadiga, boca seca, tensões musculares, dores, sensação de um “nó” na garganta, dificuldade para engolir, relaxar, ou até controlar urina e fezes.

 

 

Consultório Guedala
Dra.Simone Romanato –CRP 52.280
Morumbi Medical Center
www.guedala.com
Fone: (11)3722.4938 | WhatsApp: (11) 99600-9048
LinkedIn: Simone Romanato
Instagram: @guedala
Facebook: Consultório Guedala

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -