24.2 C
São Paulo
7 de julho de 2022, 1:52
Publicidade
InícioNotíciasCuide dos seus olhos no tempo seco

Cuide dos seus olhos no tempo seco

Com a chegada do inverno o tempo seco torna-se presente no cotidiano da maior parte do país. A ausência de chuva por longos períodos diminui, consideravelmente, a umidade do ar e, com isso, pode provocar alguns problemas de saúde como o ressecamento dos olhos.
A sensação de irritação e de areia nos olhos que se agravam no final do dia são os sintomas mais característicos dos olhos secos. Os pacientes ainda costumam relatar queimação ou ardor nos olhos, visão borrada que melhora ao piscar, olhos vermelhos e desconforto após ver televisão, ler ou utilizar o computador.
O problema pode ser passageiro e relacionado apenas às condições de tempo e do ambiente ou configurar a síndrome do olho seco, doença crônica caracterizada pela diminuição da produção lacrimal ou pela deficiência em alguns dos componentes da lágrima.
Os níveis de umidade do ar interferem diretamente na produção das lágrimas, que evaporam mais rapidamente quando o tempo está seco e prejudicam a lubrificação dos olhos. Há outros fatores ambientais considerados agressivos e irritantes para os olhos, como ar-condicionado, poluição do ar, fumaça, sol forte e calor excessivo. Assim como a baixa umidade, estes elementos afetam a produção das lágrimas e agravam o quadro.
As tarefas que exigem muita atenção como uso contínuo de computadores e dirigir, também contribuem para o ressecamento dos olhos, pois durante estas atividades piscamos menos. Quando piscamos, refazemos todos os itens que compõem a lágrima. É por isso que o piscar é tão importante para lubrificação dos olhos.
A adoção de alguns hábitos pode ajudar a melhorar a sensação de bem-estar ocular durante o inverno, como utilizar óculos de sol ou lentes fotossensíveis independente da quantidade de nuvens no céu (a radiação UVA é constante), ingerir água em abundância; utilizar umidificador de ar e evitar o uso de ar-condicionado.

Porém, se os sintomas de olhos secos persistirem o indicado é procurar orientação médica. Em média, quando a irritação persiste por mais de dois ou três dias, já é hora de buscar ajuda profissional.
É importante ressaltar que não devemos recorrer a soluções caseiras ou à automedicação para alívio dos sintomas, já que há o risco de agravar o ressecamento e, inclusive, provocar lesões nos olhos.

Escolha seus óculos ou lentes na Ótica Lottus!

Ótica Lottus
Av. Guilherme Dumont Villares, 1269 loja 1 – Shopping Portal
Telefone: 3744-7229
Whataspp: 96094-8574
www.oticalottus.com.br

e-mail: atendimento@oticalottus.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -