15.6 C
São Paulo
25 de junho de 2022, 9:40
Publicidade
InícioNotíciasDra. Maricélia Gonçalves, da NutraBambini, dá dicas de alimentação complementar aos bebês

Dra. Maricélia Gonçalves, da NutraBambini, dá dicas de alimentação complementar aos bebês

Aos seis meses, além do leite materno, precisamos iniciar a introdução de outros grupos alimentares para o bebê. São os alimentos que complementam o aleitamento materno e por isso chamamos alimentação complementar. Assim se dá início à introdução de alimentos em novas consistências (sólido, pastoso, cremoso) e com novos utensílios (prato/colher).

Esses alimentos serão ricos em vitaminas e sais minerais, além de fontes de proteína, lipídios e carboidratos que nas quantidades adequadas são de suma importância para a adequada nutrição dos pequenos após os 6 meses. Nessa fase, substituímos as mamadas de alguns horários por uma fruta amassada ou raspada (no meio da manhã e da tarde) e pela papinha principal na hora do almoço.

A papa do almoço deve conter um alimento de cada um dos principais grupos alimentares: proteínas, tubérculos, legumes, hortaliças, cereais. O preparo deve ser sem sal e com temperos naturais (alho, cebola, salsa, cebolinha, coentro, manjericão etc).

A segunda papa do dia começará a ser oferecida aos 7 meses no horário do jantar. É importante respeitar a saciedade e a aceitação gradual, sem forçar ou obrigar o bebê a comer. É importante colocar o bebê num ambiente adequado (sentado no cadeirão) e longe de estímulos como TV, músicas ou brincadeiras para que tenha atenção e foco na descoberta dos novos alimentos e seus sabores.

 

NutraBambini Especialidades Pediátricas
Dra. Maricelia Cirilo Gonçalves – CRM 115.281/SP
Gastropediatria / Nutrologia Pediátrica / Pediatria Geral
Av. Giovanni Gronchi, 6195, sala 612, Vila Andrade
Tel. (11) 3791-7864

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -