Aos seis meses, além do leite materno, precisamos iniciar a introdução de outros grupos alimentares para o bebê. São os alimentos que complementam o aleitamento materno e por isso chamamos alimentação complementar. Assim se dá início à introdução de alimentos em novas consistências (sólido, pastoso, cremoso) e com novos utensílios (prato/colher).
Esses alimentos serão ricos em vitaminas e sais minerais, além de fontes de proteína, lipídios e carboidratos que nas quantidades adequadas são de suma importância para a adequada nutrição dos pequenos após os 6 meses. Nessa fase, substituímos as mamadas de alguns horários por uma fruta amassada ou raspada (no meio da manhã e da tarde) e pela papinha principal na hora do almoço.
A papa do almoço deve conter um alimento de cada um dos principais grupos alimentares: proteínas, tubérculos, legumes, hortaliças, cereais. O preparo deve ser sem sal e com temperos naturais (alho, cebola, salsa, cebolinha, coentro, manjericão etc).
A segunda papa do dia começará a ser oferecida aos 7 meses no horário do jantar. É importante respeitar a saciedade e a aceitação gradual, sem forçar ou obrigar o bebê a comer. É importante colocar o bebê num ambiente adequado (sentado no cadeirão) e longe de estímulos como TV, músicas ou brincadeiras para que tenha atenção e foco na descoberta dos novos alimentos e seus sabores.
NutraBambini Especialidades Pediátricas
Dra. Maricelia Cirilo Gonçalves – CRM 115.281/SP
Gastropediatria / Nutrologia Pediátrica / Pediatria Geral
Av. Giovanni Gronchi, 6195, sala 612, Vila Andrade
Tel. (11) 3791-7864