Vamos falar um pouco sobre a Alergia à Proteína do Leite de Caca (APLV), um diagnóstico que vem crescendo cada vez mais nas nossas crianças? APLV é uma reação do sistema imunológico às proteínas que estão presentes no leite da vaca e em seus derivados, como queijos, iogurtes, requeijão etc. Os sintomas podem ser digestivos, respiratórios, cutâneos ou gerais. Dra. Maricélia Gonçalves, da NutraBambini, exemplifica alguns deles:
✔️ Digestivos: cólicas, diarreia com sangue e muco, vômitos e assaduras;
✔️ Respiratórios: chiado no peito, rinite e tosse;
✔️ Cutâneos: dermatite, coceira na pele, urticárias e inchaço nos lábios e olhos;
✔️ Gerais: baixo ganho de peso, crescimento e desenvolvimento.
Fatores genéticos são os principais responsáveis pelo seu desenvolvimento e, geralmente, existe um histórico familiar de algum tipo de alergia (alimentar, rinite ou asma, por exemplo). O tratamento, numa linguagem prática, é a exclusão rigorosa do leite de vaca e seus derivados da dieta até que o sistema imunológico da criança se recupere e amadureça para poder voltar a receber as proteínas presentes nesses alimentos. Importante ressaltar que bolachas, pães, bolos e embutidos podem também ter leite de vaca na sua composição. É fundamental ler os rótulos para confirmar os ingredientes de cada alimento.
O período de cura e tempo de tratamento variam de acordo com os sintomas apresentados e também de criança para criança. Um bom especialista pode orientar a melhor forma de conduzir cada caso.
NutraBambini Especialidades Pediátricas
Dra. Maricelia Cirilo Gonçalves – CRM 115.281/SP
Gastropediatria / Nutrologia Pediátrica / Pediatria Geral
Av. Giovanni Gronchi, 6195, sala 612, Vila Andrade
Tel. (11) 3791-7864