16.9 C
São Paulo
25 de junho de 2022, 1:57
Publicidade
InícioNotíciasDra. Maricélia Gonçalves, da NutraBambini, fala sobre intolerância à lactose

Dra. Maricélia Gonçalves, da NutraBambini, fala sobre intolerância à lactose

Na Alergia à Proteína do Leite da Vaca (APLV) ocorre uma reação do sistema imunológico da criança em que podem ocorrer sintomas respiratórios, cutâneos e gastrointestinais. Já a Intolerância à Lactose ocorre por uma deficiência da enzima lactase, responsável por metabolizar a lactose, e pode ser congênita, primaria ou secundária. Os sintomas são consequência do efeito osmótico da lactose não digerida no tubo digestivo: cólicas, gases, vômitos, náuseas, diarreia ou constipação.

Logo, não existe alergia à lactose. A alergia é a proteína do leite de vaca! E quais são os 3 tipos de Intolerância à lactose existentes?

  • Primária: fisiologicamente existe a redução da quantidade de lactase. Nascemos com altos níveis que vão se reduzindo ao longo dos anos, desde a infância até a idade adulta. Os sintomas variam de acordo com a quantidade de lactose consumida e de acordo com cada indivíduo, podendo ocorrer em graus leve, moderado ou grave;
  • Secundária: condição temporária na qual a atividade da lactase é reduzida devido a doenças ou lesões que prejudicam a mucosa intestinal, como por exemplo diarreias, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, doença celíaca ou alergia à proteína do leite. Quando a doença ou a lesão se cura, a atividade da lactase é recuperada;
  • Congênita: É muito rara. Condição em que a criança nasce já sem a capacidade de produzir lactase, rejeitando o próprio leite materno.

Em todos estes casos a dieta com exclusão da lactose deve estabilizar os sintomas do paciente.

NutraBambini Especialidades Pediátricas
Dra. Maricelia Cirilo Gonçalves – CRM 115.281/SP
Gastropediatria / Nutrologia Pediátrica / Pediatria Geral
Av. Giovanni Gronchi, 6195, sala 612, Vila Andrade
Tel. (11) 3791-7864

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -