19.8 C
São Paulo
24 de junho de 2022, 12:46
Publicidade
InícioNotíciasFisio Home Morumbi adverte sobre os riscos da síndrome do piriforme

Fisio Home Morumbi adverte sobre os riscos da síndrome do piriforme

Sem qualquer aviso prévio, você vai começar seu treino de corrida e sente, logo nas primeiras passadas, uma dor intensa, e sem explicação, na região dos quadris, na parte de trás pernas e nos pés. Apesar de não ser muito comum, a compressão do nervo ciático pode desencadear um processo inflamatório, que se chama síndrome do piriforme.

O ciático controla os músculos e a sensibilidade da parte posterior e lateral dos membros inferiores e, portanto, uma inflamação na região pode afetar esses controles de movimento. Como a corrida gera milhares de movimentos, impactos e contrações musculares na região do piriforme, as dores podem surgir. Isso acontece quando os músculos maiores e mais fortes, vizinhos do piriforme, não trabalham corretamente, fazendo com que ele realize esforço dobrado. Essa força aumentada, em cada passada, vai sobrecarregando e tensionando muito o músculo, que não aguenta e começa a inflamar.

Para que você não sofra com a síndrome do piriforme é importante ficar atento aos sintomas. O indício mais conhecido é a famosa dor ciática, que geralmente começa nas nádegas, irradiando para baixo, em direção à parte posterior da coxa, até os joelhos. Em casos mais intensos, provoca dormências nas pernas, diminuição ou acentuação da sensibilidade e até mesmo sensação de fraqueza, gerando instabilidade do quadril, dos joelhos e dos tornozelos.

Para prevenir é preciso que você faça um fortalecimento muscular equilibrado, o que protege as estruturas da coluna, da pelve e do quadril, que estão intimamente relacionados ao piriforme. Além disso, manter o corpo alongado evita tensões desnecessárias, melhorando o descanso muscular. Treinamentos funcionais também são boas pedidas. Não basta você ter força se não sabe usá-las. Os treinos funcionais ajudam o corpo a movimentar-se da maneira correta e menos lesiva, o que ajuda a afastar as possibilidades de lesões.

Fisio Home Morumbi
Whatsapp: (11) 99295-6857
Facebook: /fisiohomemorumbi
Instagram: @fisiohomemorumbi

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -