22.9 C
São Paulo
29 de junho de 2022, 12:23
Publicidade
InícioNotíciasFisio Home Morumbi ensina como tratar a tendinite da “pata de ganso”

Fisio Home Morumbi ensina como tratar a tendinite da “pata de ganso”

Mal que costuma acometer corredores (amadores ou profissionais), a tendinite da “pata de ganso” é uma das lesões mais comuns na região dos joelhos. O conjunto dos tendões de três músculos na região do joelho lembra a pata da ave. Esses músculos fazem a flexão e protegem nos movimentos de rotação do joelho.

Essa tendinite causa dor na região interna do joelho, um pouco abaixo da linha articular. Pode ocorrer também uma bursite no local e um pequeno inchaço após atividades físicas. Corredores com essa tendinite sentem dor nos movimentos de flexão do joelho, ao subir e descer escadas e quando o pé toca o chão durante a corrida. A inflamação dos tendões da pata de ganso acontece por estresse excessivo do joelho em movimentos de rotação ou quando, durante a corrida, a pessoa coloca o peso do corpo sobre a perna e o joelho gira ou se inclina para dentro.

Segundo ensina a Fisio Home Morumbi, o tratamento consiste no controle da inflamação e no fortalecimento muscular. A ação do fisioterapeuta se dará na busca pela origem do problema. Geralmente, um dos motivos reside numa falha na musculatura lateral do quadril. Esses músculos são os principais responsáveis por manterem o joelho alinhado durante a corrida.

Para tratar e prevenir, é preciso fortalecer a musculatura do quadril, principalmente o glúteo médio (que eleva a perna para o lado). Esse fortalecimento fará com que a musculatura se contraia no momento certo da corrida e previna a sobrecarga do joelho.

Fisio Home Morumbi
Whatsapp: (11) 99295-6857
Facebook: /fisiohomemorumbi
Instagram: @fisiohomemorumbi

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -