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7 de julho de 2022, 1:36
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O que você sabe sobre a insônia?

Os egípcios comparavam o fato de estar deitado em uma cama sem conseguir dormir com um “inferno vivo”. A cada noite, milhares de mulheres transitam por esse reino de silencioso sofrimento e um em cada três adultos não consegue dominar seu cansaço e obter um descanso reparador.
A insônia é o termo mais utilizado para descrever um problema relacionado com o sono, podendo ser classificada em três categorias:
1-) Transitória: é a mais comum e geralmente manifesta-se em qualquer pessoa em momentos que antecedem um evento importante, um exame, uma entrevista de trabalho ou a final de um campeonato, por exemplo;
2-) De curto prazo: é a insônia que persiste durante várias semanas e nasce de uma situação de estresse ou crise, tal como a doença de um membro da família, preocupações no trabalho entre outros;
3-) De longo prazo: denomina-se crônica e pode trazer sofrimento por meses ou anos. Em todas as manifestações a insônia envolve a pessoa em um círculo vicioso. Ela se sente muito preocupada por não poder dormir e não dorme porque está muito preocupada;

Nas três categorias a insônia pode ser tratada e curada. Não é aconselhável a automedicação. Se a insônia supera a categoria de curto prazo, aconselha-se analisar a situação com um médico.

Os números da insônia:
– 1/3 da humanidade tem tendência à insônia;
– O sexo feminino é o que mais sofre com o problema: cerca de 42,3%;
– Poucos insones se tratam: 69% nunca discutiram o problema com um médico;

– Dos que sofrem de insônia: 25% têm dificuldades de iniciar o sono, 36% têm dificuldade de manter o sono, 24% sofrem de despertar precoce e 40% despertam cansados;

Durma bem!

A cama é lugar para dormir. Algumas medidas simples são capazes de ajudar a ter um sono de qualidade. São elas:
– afaste substâncias e atitudes estimulantes, como ver televisão no quarto, jogar videogame ou acessar o celular logo antes de dormir;
– mantenha uma rotina regular com horários certos para comer, tomar remédios ou praticar qualquer tipo de atividade;
– torne o quarto um ambiente convidativo para o bem-dormir, com um colchão e travesseiros confortáveis e adequados para você e seu companheiro (a) ou filho (a);

O sono revigora e dá novo ânimo, além de fazer a mente desligar dos problemas. Mais do que um descanso, boas noites de sono representam saúde e bem-estar.

É tudo o que seu corpo precisa para desempenhar as funções essenciais do organismo!

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