24.3 C
São Paulo
24 de junho de 2022, 8:16
Publicidade
InícioNotíciasPor que as pulgas voltam na primavera?

Por que as pulgas voltam na primavera?

Por Dra. Alina Galante, Médica Veterinária – Perita Judicial – CRMV 7209

A dona do Luck chegou na clínica veterinária dizendo que ele se coçava tanto, que acordava durante a noite para se coçar. Ela acordava junto naquela agonia, já que o Luck era o príncipe da casa e dormia na cama junto com a proprietária.

E coçava o dia inteiro… dia e noite. O pelo começou a falhar, ficou feio e quebradiço. “Mas o que é isso? O Luck nunca foi assim”. De repente apareceram escoriações e leves feridas, de tanto que ele se coçava!! Um dia a dona foi limpar o “banheirinho” e se deparou com uns pontinhos brancos se mexendo, vivos, nas fezes do Luck! Ah! Já passou da hora de ir ao veterinário!

Assim Luck chegou para mim. Um lindo spitz alemão pretinho. Eu abri aquela pelagem abundante até chegar na raiz do pelo. De cara já vi uma pulguinha correndo por ali!! E depois outra, e mais duas passaram apressadas. A dona não percebeu, mas ele estava cheio de pulgas! A coceira era devido à alergia à picada de pulga e o fato dele se coçar e se lamber proporcionou a entrada de bactérias que colonizaram a pele do nosso príncipe Luck! A dona não imaginou que que isso poderia acontecer, afinal Luck não saia de casa! E muito menos imaginava que as pulgas podem transmitir VERMINOSE também.

Imagine o grande estrago sobre o animal: as pulgas correndo pela pele e parasitando seu sangue e os vermes parasitando seu corpo internamente! Luck já estava adoentado.

As pulgas são insetos muito pequenos que se alimentam de sangue. Elas chegam até os cachorros e gatos através do pulo (atingem até 18 cm de altura), ou carreadas as vezes até na barra de nossas calças, por exemplo, no elevador de serviço onde anteriormente andou um animal com pulgas. Pela mordida elas causam muita coceira no animal e podem provocar verminoses e mesmo doenças sanguíneas. Por esses motivos, se presentes em grande quantidade, as pulgas podem causar a morte do animal.

Nos meses quentes do ano, quando o clima está quente e úmido, estão criadas as condições ideais para a reprodução em larga escala desses insetos. Apenas uma pulga é capaz de gerar milhares de descendentes, infestando a casa em curto espaço de tempo e por serem tão pequenas e quase “invisíveis”, o problema se torna imenso sem nos darmos conta.

Por isso, essa é a época de dar atenção especial ao seu pet, protegendo-o com os antiparasitários externos bem conceituados no mercado, mesmo que não haja desconfiança de que ele está parasitado.

Luck foi medicado e com o auxílio dos potentes anti-pulgas atuais, além de vermífugo e atenção à casa, Luck voltou ao seu estado normal sem coceiras nem irritações!

Proteja o seu bebê! As pulgas são um grande transtorno!!

Bicho no Capricho
Rua Frederico Guarinon, 440
Telefone: (11) 3744-3773 / 3743-7512 / 3743-4518
Whataspp: (11) 96657-9542
www.bichonocapricho.com

Dra. Alina Galante
Médica Veterinária
CRMV 7209

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -