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24 de junho de 2022, 8:09
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Problemas com seu relógio biológico?

Alguns problemas para dormir surgem como respostas à agressão exercida sobre o nosso ritmo biológico normal.
Quando se pensa em relógio biológico a primeira coisa que vem à cabeça é o ciclo do sono: ficar acordado durante o dia e dormir à noite. De fato, esse ciclo é regulado pelo chamado relógio biológico. Mas não é o único. As demais funções do corpo que ocorrem em momentos específicos do dia, como o controle da fome e da pressão arterial, também fazem desse processo.
O corpo precisa do relógio biológico para funcionar corretamente. O relógio fica no cérebro, próximo ao hipotálamo. Essa região atua como metrônomo, dando o compasso em que os sistemas do organismo são acionados. As várias funções do corpo se modificam de maneira ordenada durante as 24 horas do dia.

– Corujas noturnas

Indivíduos que têm maior energia ao entardecer, quando a grande maioria está cansada. Essas pessoas têm um ritmo de temperatura corporal diferente da normal, frio e lento pela manhã e com mais calor e energia pela noite. Para mudar o ritmo é necessária uma reeducação dos seus hábitos, através da terapia conduzida por especialistas.

– Cotovias
Indivíduos com uma síndrome oposta à anterior. Eles sempre acordam muito cedo, não importando a hora que foram dormir. Com o passar dos anos muitas pessoas dormem cada vez mais cedo e levantam-se antes do amanhecer. Para recompor o relógio biológico, necessita-se do mesmo esforço que no caso anterior.

– Problemas com fuso horário
Os aviões atuais cruzam oceanos e continentes em somente algumas horas, mas nosso organismo não está preparado para uma mudança assim tão brusca. Geralmente, diante de mudanças bruscas, o organismo necessita de um dia para recompor ou ajustar seu relógio biológico. Quanto mais avançada a idade, mais marcante será a desordem e mais lenta será a recuperação. Deve-se viajar de dia para descansar à noite e reiniciar a atividade no dia seguinte.

– Trabalhos e turnos rotativos
As pessoas que têm que mudar seu trabalho do horário diurno para o noturno têm média de 5 a 6 horas de sono e manifestam maior fadiga, problemas psicológicos, digestivos e até no casamento. Não importando o tipo de tarefa que desempenham, apresentam no período de descanso o dobro de distúrbios do que aquelas pessoas que trabalham sempre de dia. Por isso, o regime de trabalho nestas condições são específicos e assegurados.

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