27.4 C
São Paulo
18 de agosto de 2022, 3:49
Publicidade
InícioNotíciasPsicóloga Denise Dicieri analisa se pais devem deixar os filhos dormirem em...

Psicóloga Denise Dicieri analisa se pais devem deixar os filhos dormirem em suas camas

Há mais de duas décadas recebo crianças e adolescentes que dividem a cama com seus pais. Geralmente isso ocorre com as mães e este comportamento tem me deixado atenta.

Ouço explicações semelhantes entre elas: “coloquei meu filho na minha cama para facilitar a amamentação. Ele acordava muito durante a noite e eu tinha que trabalhar no dia seguinte, ou quando ele dormia no berço e chorava muito”. Várias explicações foram dadas.

Acredito que são explicações reais, mas sempre priorizando a necessidade da mãe e não da criança.

Perguntando para os pais o motivo da permanência da criança dormir em sua cama durante a infância e adolescência, recebo como resposta o medo dela ficar sozinho em seu quarto.

Chegamos ao ponto principal do problema: ao deixar a criança dormir no quarto dos pais, a privamos da experiência de estar só e perceber que seu lar é um ambiente seguro e acolhedor, onde poderá enfrentar seus medos e anseios. Essa experiência é necessária para o processo de autodesenvolvimento.

Deixando seu filho no espaço dele, estimulamos sua independência e autoconfiança, bem como o incentivo ao encorajamento e à autossuficiência desde o seu nascimento até a vida adulta.

 

Denise Cristine Duaik Dicieri – Psicóloga Clínica e Hospitalar

CRP: 06/50.258/7

Rua Olímpio Rodrigues da Silva, 237 – 2° Andar – Sala 3 – Portal do Morumbi

Tel: (11) 99969-4939

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -