14 C
São Paulo
26 de junho de 2022, 8:52
Publicidade
InícioNotíciasReceita especial do Chef Flávio Duarte: camafeu de nozes

Receita especial do Chef Flávio Duarte: camafeu de nozes

O doce camafeu foi inspirado em um objeto de decoração muito utilizado pelos nobres entre os séculos XV e XIX. A palavra camafeu origina-se do latim e quer dizer pedra entalhada. O camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandria, sendo utilizado em joias e adornos para roupas. No século XVII um cavalheiro que colecionasse ou portasse camafeus no século XVII era considerado refinado. Napoleão I foi outra figura histórica apaixonada pelos camafeus e chegou a fundar em Paris uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes.
O doce, que é feito de nozes, levou esse nome pelo seu formato, que lembra o da joia. Ele geralmente é feito para casamentos, aniversários, batizados e ocasiões especiais e é considerado um doce “nobre”.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 gramas de nozes moídas
  • 500 gramas de açúcar de confeiteiro
  • ⅓ xícara de leite
  • Nozes para decorar

 

Modo de preparo:

O primeiro passo é colocar numa panela o leite condensado e as nozes, e levar ao fogo médio-baixo. Mexa até engrossar e desgrudar da panela, como se fosse um brigadeiro. Depois desligue e deixe esfriar. Enquanto a massa do camafeu esfria, prepare a cobertura de fondant: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela de vidro temperado ou inox e coloque em banho-maria. Adicione o leite pouco a pouco, misturando a cada adição, até virar uma pasta branca e consistente. Pegue pedaços da massa de leite condensado e nozes e modele em forma de bolinho. Depois, com a ajuda de um garfo, mergulhe os bolinhos no fondant, deixe escorrer um pouco o excesso e coloque em um prato. Logo de seguida, e enquanto o fondant ainda não solidificou, decore cada camafeu com uma metade de noz.

Chef Flávio Duarte
Flávio Duarte, 45 anos, morador do Morumbi foi um dos participantes do programa BAKE OFF BRASIL – MÃO NA MASSA, exibido pelo canal SBT neste ano. Confeiteiro por profissão e paixão, Flávio dedica a maior parte do seu tempo para estudar novas técnicas e desenvolvê-las em seus deliciosos pratos vendidos sob encomenda.

Os moradores do Morumbi podem desfrutar das delícias gastronômica e da expertise de Flávio Duarte! O renomado cozinheiro oferece consultoria gastronômica e atende pedidos para jantares especiais, eventos, aulas de culinária e confeitaria e encomendas com sabor, requinte e qualidade.

 

Flávio Duarte – Bake Off Brasil
Telefone: (11) 98747 0383

flaviorogerioduarte@yahoo.com.br

Instagram: @flaviobakeoff

Youtube: Fla, Visita!

Fanpage: Flávio Duarte

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -