22.9 C
São Paulo
29 de junho de 2022, 12:25
Publicidade
InícioNotíciasSaúde e alimentação: confira receitas que ajudam a baixar os níveis de...

Saúde e alimentação: confira receitas que ajudam a baixar os níveis de colesterol no sangue

Uma alimentação equilibrada é a chave para manter índices saudáveis no organismo e afastar os riscos de infarto e derrame, além de outros males.

O colesterol é um tipo de gordura que circula na corrente sanguínea e que carrega a fama de vilão pelo fato de aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como derrame e infarto quando encontrado em excesso no organismo. A substância, no entanto, é essencial para algumas funções do organismo, já que ajuda na regeneração dos tecidos e dos ossos e na produção de hormônios sexuais e de vitamina D. Prova disso é que 70% de todo o colesterol presente no corpo de uma pessoa é produzido por seu próprio corpo.

A Cúrcuma ou Açafrão da terra é muito utilizada na medicina oriental, principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias, e ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue devido à sua ação antioxidante.

Prepare um chá de Cúrcuma, adicionando 3 colheres de café em 500 ml de água fervente e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Depois de amornar, beba até 3 xícaras do chá por dia entre as refeições. Este chá não deve ser utilizado por pessoas com pedra na vesícula e em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes. Na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

O Chá Dente de Leão possui propriedades surpreendentes, como seu poder de regular os níveis de colesterol e de ácido úrico no sangue.É considerado um dos melhores tipos de chá para colesterol alto, já que suas propriedades diuréticas conseguem eliminar toxinas e diminuir os níveis de colesterol LDL. Recomenda-se tomar uma xícara de chá-de-dente de leão de manhã e uma à tarde, não excedendo ao limite máximo de duas xícaras diárias.

A erva Mate também possui propriedades que diminuem a absorção de gordura vinda dos alimentos. Para o preparo do chá, ferva 1 litro de água com 3 colheres de chá-mate, coe e tome durante o dia.

Chá de Hibisco: bastante popular por suas propriedades que auxiliam na perda de peso, ele é também muito procurado como um chá para colesterol alto. Um estudo feito há poucos anos mostra o potencial que o chá de hibisco tem de diminuir os níveis do colesterol ruim, ao mesmo tempo em que aumenta o colesterol bom. Este chá pode ser tomado frio ou quente, não excedendo o limite de duas xícaras por dia.

Semente de Linhaça: possui muitas fibras e Ômega 3 e 6, que ao serem absorvidos no intestino combatem o colesterol ruim. A Semente de Linhaça pode ser usada em sopas, saladas, iogurtes, sucos ou vitaminas.

As fibras ajudam a diminuir a absorção intestinal das gorduras, matéria-prima do colesterol. Um estudo mostrou que ingerir três quartos de xícara de chá por dia de leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico, ricas em fibra, pode diminuir em 5% as taxas de colesterol ruim. Outras boas fontes do nutriente são aveia, chia e caqui.

*Apesar de serem indicados para controlar o colesterol, estes não substituem a dieta, os exercícios e os remédios indicados pelo cardiologista, mas são excelentes formas de complemento terapêutico.

Receba no seu WhatsApp a lista de produtos que mais te agrada e faça seu pedido na Cerealista Santa Clara.
Grãos, Castanhas, Açúcares, Chás, Especiarias, Conservas, Doces, Farináceos, Frutas Desidratadas, Queijos e Vinhos.

Cerealista Santa Clara
Rua Dr. Luiz Migliano, 977 – Morumbi – Dentro do Posto BR
Telefone: (11)
4562-2772
Whataspp: (11) 94526-1273

Facebook e Instagram: @cerealistasantaclara

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -