16.9 C
São Paulo
25 de junho de 2022, 1:39
Publicidade
InícioNotíciasSíndrome do Manguito Rotador: o que é e como tratar?

Síndrome do Manguito Rotador: o que é e como tratar?

A síndrome do manguito rotador ou síndrome do impacto do ombro acontece quando existe uma lesão nas estruturas de estabilização desta região, ocasionando dor no ombro, fraqueza ou dificuldade para levantar o braço e pode ser causada por uma tendinite ou pela ruptura parcial ou total dos tendões da região.

O manguito rotador é formado por um conjunto de quatro músculos responsáveis por movimentar e dar estabilidade ao ombro, que são o infraespinhal, o supraespinhal, o redondo menor e o subescapular, junto com seus tendões e ligamentos. As lesões nesta região podem ter diversas causas, que vão desde desgaste progressivo da articulação, irritação do ombro pelo surgimento de esporões no osso ou pela danificação do tendão durante a realização de atividades repetitivas ou levantamento de peso por um tempo prolongado. As pessoas que possuem mais risco para esta síndrome são:

  • Praticantes de atividades físicas, principalmente os que fazem frequentemente movimentos repetitivos no braço, como jogadores de tênis, goleiros, nadadores e jogadores de basquetebol;
  • Trabalhadores que realizam movimentos repetitivos dos braços, como os que trabalham na área da construção, carpintaria ou pintura, por exemplo;
  • Pessoas com idade acima de 40 anos, pois o envelhecimento aumenta o risco de desgaste e surgimento de lesões degenerativas.

Além disso, acredita-se que pode haver um componente genético envolvido nesta síndrome, já que é mais comum entre membros de uma mesma família.

Para diagnosticar a síndrome do manguito rotador, o ortopedista ou fisioterapeuta avaliam os sintomas e fazem o exame físico do ombro, para detectar as alterações. O médico poderá, ainda, solicitar exames complementares como radiografia, ultrassom ou ressonância magnética do ombro, tanto para ajudar a confirmar o diagnóstico, como para observar o grau da lesão ou se há outros tipos de lesões associadas no ombro, escápula ou braço, que podem causar ou intensificar os sintomas.

O tratamento da síndrome do manguito rotador é indicado para reduzir a inflamação da articulação e ajudar a sua regeneração, com repouso do ombro, aplicação de gelo e realização de fisioterapia, que é muito importante para ajudar a recuperar a estabilidade e a força no ombro afetado, sendo que o ortopedista também poderá indicar o uso de anti-inflamatórios para aliviar a dor ou, em casos em que não há melhora, pode ser necessária a realização de um tratamento cirúrgico.

Fonte: tuasaude.com

Fisio Home Morumbi
WhatApp: (11)99295-6857

Facebook: fisiohomemorumbi
Instagram :@fisiohomemorumbi

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -