16.9 C
São Paulo
25 de junho de 2022, 1:46
Publicidade
InícioNotíciasSophistic ensina como preparar o condomínio para o síndico profissional

Sophistic ensina como preparar o condomínio para o síndico profissional

Até pouco tempo atrás, o comum em condomínios, principalmente residenciais, era ter uma gestão caseira feita por um condômino, que era eleito como “síndico”, por um determinado período. Apesar da existência legal da responsabilidade civil e criminal que recai sobre ele, pouco ou quase nada disso se levava em consideração, até por conta do amparo de um seguro de responsabilidade civil feito pela maioria dos condomínios e pela relação e convivência daquele condômino com os demais.

Ultimamente os condomínios começaram a se comportar de outra forma, por serem mais complexos e por terem moradores mais exigentes com relação a resultados e valorização do patrimônio; aquele condômino pagador de boleto está sumindo aos poucos.

Hoje a exigência por uma administração mais profissional tem crescido sistematicamente. Motivada, por um lado, pelo fato de as Administradoras só participarem da gestão do condomínio – de fora para dentro –, ou seja, não se envolvem com os processos internos de gestão e, por outro lado, pela falta de interesse dos condôminos em assumir a sindicatura dos condomínios pela sua complexidade, e pela responsabilidade que existe sobre essa atividade.

Que a demanda de síndicos profissionais tem crescido não se discute, como não se debate também a falta de preparo de grande parte daqueles profissionais e também por parte dos condomínios que, na sua maioria, não têm processos de gestão bem definidos.

Naturalmente, começou-se a discutir sobre a similaridade de um condomínio com uma empresa. A percepção das pessoas que estão morando em condomínios tem entendido cada vez mais que não se pode administrar um empreendimento com tantas variáveis legais, fiscais, trabalhistas e financeiras de forma amadora, gerando desperdícios financeiros além dos desgastes pessoais com e entre os condôminos.

Como organizar os diversos processos internos de um condomínio? Como fazer a escolha acertada de um Síndico profissional? Apesar dos princípios de governança e compliance serem estranhos no âmbito dos condomínios, eles vêm sendo aplicados cada vez mais. Um condomínio não está livre de ações corruptas e de má administração, fatos que podem trazer sérios problemas aos envolvidos direta e indiretamente.

Sophistic Gestão
WhatsApp: (11) 97453-3430
Facebook: Sophisticgestaosp
Instagram: @sophisticgestao
www.sophisticgestao.com.br

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -