16.7 C
São Paulo
24 de junho de 2022, 7:20
Publicidade
InícioNotíciasUm bate-bola com o jornalista Álvaro José sobre carreira e paternidade

Um bate-bola com o jornalista Álvaro José sobre carreira e paternidade

Álvaro José Paes Leme – ou simplesmente Álvaro José – é jornalista e locutor esportivo desde 1977, quando iniciou sua carreira na Rede Bandeirantes. Fez a cobertura de dez Olimpíadas (de 1980 a 2016, ininterruptamente), além de cinco Copas do Mundo, quatro Jogos Olímpicos de Inverno, campeonatos mundiais de voleibol, natação e ginástica, entre outros eventos. Trabalhou na Rede Globo, na Record e, durante a maior parte de sua carreira, na Band e no canal por assinatura BandSports, onde atua até os dias de hoje nas coberturas de eventos esportivos e programas jornalísticos.

Esse ilustre morador do Morumbi ganhou prêmios APCA de Jornalismo e Ford/Aceesp e é considerado um dos maiores especialistas em esportes olímpicos. Aos 62 anos, divorciado, é pai da atriz Fernanda Paes Leme e de Alexandre Paes Leme.

Com presença frequente nas mídias sociais, Álvaro divide seu tempo entre os compromissos na Band e a produção de conteúdo para suas redes sociais, sempre com foco nos esportes olímpicos. Conheça mais sobre a história desse super jornalista e a relação de amor com os filhos nesta edição especial de Dia dos Pais.

Revista Giro Morumbi: Qual a sua relação e da sua família com o Morumbi? Desde quando frequenta o bairro?

Álvaro José: Desde 1968 , quando ia com meu pai Álvaro Paes Leme de Abreu e meu irmão Claudio assistir os jogos no estádio do Morumbi. Naquela época todos os grandes jogos eram no estádio. Lá eu vi Pelé, Gerson, Rivellino, Luís Pereira, Ademir da Guia, Clodoaldo e Edu do Santos. O bairro era vazio naquela época, só havia casas e terrenos extensos. Jogava basquete no São Paulo também. Fui mirim e infantil lá. A quadra que treinávamos é a patinação do clube hoje. Como trabalhava na TV Bandeirantes resolvi mudar para o bairro, mas, nos anos de ouro do Show do Esporte, morava no Brooklin mesmo. A mudança foi em 1997 e facilitou muito. Meu filho Alexandre estudava no Porto Seguro e a Fernanda já gravava muitos comerciais.

Revista Giro Morumbi: O que mudou na sua vida após a paternidade?

Álvaro José: Mudou tudo! Eu trabalhava na TV Globo e a Neca ficou grávida e eu resolvi voltar pra São Paulo (estava no RJ trabalhando na TV Globo). Não tinha minha vaga aqui em São Paulo e eu pedi demissão na Globo e fui para a Bandeirantes. A Fernanda nasceu um pouco antes dos jogos Panamericanos de 1983 e foi uma experiência inesquecível, divina. A minha vida mudou com a paternidade, mudou também porque em decorrência do nascimento da Fernanda eu realizei várias mudanças na vida profissional que acabaram sendo super positivas. Eu dei sorte, e entrei num patamar que eu não esperava que foi aquele momento do Show do Esporte da Band.

Revista Giro Morumbi: Como é a sua relação com seus filhos Fernanda e Alexandre?

Álvaro José: A Fernanda tem 36 anos e o Alexandre, 27, e eu tenho uma relação excelente com eles. Eu evoluo muito em função deles. Mas eu levo dura dos dois sim, porque, afinal de contas, o “papito” tem que andar sempre na linha (risos).

Revista Giro Morumbi: Qual a maior dificuldade da paternidade?

Álvaro José: A dificuldade da paternidade estava nas conversas, na orientacão e tudo mais. Mas isso numa época anterior. Hoje não tenho mais dificuldades em relação a isso até pela idade deles. Os dois estão bem encaminhados com a vida deles e estão indo muito bem.

Revista Giro Morumbi: Por serem pessoas públicas, com muitos compromissos, como você e sua filha lidam com a questão da distância/ausência? O que procuram fazer para minimizar isso?

Álvaro José: Realmente a distância e a ausência são bem complicadas. Agora mesmo a Fernanda viu um vídeo no meu Instagram, feito aqui em Lima (Peru), onde estou, e meu cabelo estava balançando no vento. A gente ficou conversando pelo aplicativo mesmo. E é normal isso. Várias vezes ela tem inúmeros compromissos, TV, programas,…uma correria muito grande. Mas a gente vai se virando, se falando pelo Whatsapp, tentando conversar sempre que dá e quando consigo dou uma escapada pro Rio para vê-la. Já o meu filho eu estou sempre ao lado dele, até o “aporrinho” um pouco, mas isso é a função de qualquer pai (risos).

Revista Giro Morumbi: Como seus filhos lidam com o seu trabalho? Participam de alguma forma? E você, participa? Dá opinião no trabalho deles?

Álvaro José: Em relação ao trabalho na Band e no BandSports, meus filhos pouco palpitam, mas, nesse trabalho que eu tenho desenvolvido sobre o esporte olímpico nas mídias sociais, eles dão opinião sim. O Alexandre é bastante coerente em relação a isso, fez cursos do Google e do Facebook. Eu sou péssimo com fotos e ele me orienta bastante nesse sentido. Eles me ajudam bastante nesse polimento do meu trabalho nas mídias sociais, algo que estou investindo muito nos últimos tempos.

Revista Giro Morumbi: O que os moradores e os frequentadores do bairro podem esperar do Álvaro José em relação ao trabalho para os próximos meses?

Álvaro José: Com relação ao trabalho em mídias sociais vou fazer um desenvolvimento maior, inclusive um canal para falar dos outros esportes (basquete, vôlei, atletismo, natação) e também continuar meu trabalho na Band e no BandSports na cobertura dos eventos esportivos e também nos programas jornalísticos. Como a Band fica no Morumbi, eu passo bastante tempo no bairro e tento fazer minha vida por aqui, um lugar que considero muito agradável.

Mensagem do Álvaro José para os leitores da Revista Giro Morumbi: O que eu acho necessário é tentar melhorar sempre. Estudar, pesquisar, se preparar, falar melhor, melhorar o olhar pessoal com relação ao mundo e pensar no todo, no bem, em uma evolução constante da humanidade. Só assim a gente vai conseguir chegar lá!

Acompanhe Álvaro José nas redes sociais!
Facebook – https://www.facebook.com/alvaro.j.leme
Instagram – https://www.instagram.com/alvarojosetv/

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -