22.9 C
São Paulo
29 de junho de 2022, 2:03
Publicidade
InícioNotíciasVocê já parou para pensar nos benefícios que a natureza pode trazer...

Você já parou para pensar nos benefícios que a natureza pode trazer para sua saúde?

Quando foi a última vez que você ou seus filhos colocaram os pés na grama ou na terra? E quando pararam para respirar ar puro de verdade? Ou reservaram alguns minutos para observar as árvores e os pássaros?

Se você mora em São Paulo, provavelmente sua resposta foi: “Faz muito tempo!” ou “Não faço a menor ideia!”.

Passamos a maior parte do nosso dia trabalhando em meio à selva de pedras e à poluição, nos locomovemos em um transporte fechado, depois chegamos em casa e aí é jantar, responder WhatsApp, ver jornal e dormir. Infelizmente nossa rotina nos afasta cada vez mais da natureza e isso pode ser prejudicial para nosso corpo e mente. Diversos estudos feitos em vários países comprovam que o contato com a natureza é fundamental para uma vida mais saudável.

Confira a seguir alguns benefícios que o contato com a natureza pode trazer:

Sol = vitamina D

A Vitamina D é uma forte aliada da saúde dos ossos e dos dentes e o sol é um excelente ativador dessa substância em nosso organismo. No nosso corpo a vitamina D atua melhorando a absorção de cálcio, além de estar relacionada à melhora de humor e à redução do risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes. Por ser capaz de provocar relaxamento dos vasos sanguíneos, ela também melhora a circulação sanguínea e diminui a pressão arterial.

Aumenta os níveis de energia
Estudos feitos pela Universidade de Rochester (EUA) comprovaram a relação entre o aumento de energia e sensação de bem-estar em indivíduos expostos à natureza. Além disso, uma caminhada ao ar livre oxigena os pulmões e libera serotonina, substância capaz de promover sensações de felicidade e bem-estar, aliviando o estresse;

Controla a pressão arterial
Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram que pessoas expostas a lugares com grandes áreas verdes são menos propensas a ter problemas de pressão arterial elevada. Para obter esse benefício eles recomendam pelo menos 30 minutos por semana em contato com a natureza;


Melhora a concentração e a criatividade
O contato com a natureza é propício para que o cérebro entre em estado de meditação e o corpo em relaxamento muscular. Estudos demonstraram que em ambientes naturais e longe dos estímulos tecnológicos, a criatividade pode ser estimulada em até 50%!

Agora que você sabe um pouco mais sobre como a natureza é importante para a saúde, procure passar mais tempo entre árvores, tenha mais contato com rios, lagos, respire ar puro e coloque os pés da terra.

Uma dica para você e seus filhos terem esse contato com a natureza bem pertinho de São Paulo – aos finais de semana e feriados – é conhecer a Vila dos Coelhos, um sítio temático com diversas atrações para crianças como, playground, bumper boat, water ball, contato direto com 10 raças diferentes de coelhos e muito mais. A Vila dos Coelhos fica a apenas 20 minutos da Feira de Artes de Embu das Artes, conta com estacionamento no local e infraestrutura completa para receber as famílias com crianças.

Vila dos Coelhos
Estrada das Figueiras, 890, Chácara Rincão – Cotia
Telefone: (11) 4617- 7379

www.viladoscoelhos.com.br
Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados das 9h às 17h.
Ingressos: Adultos R$25, crianças R$15. Crianças menores de 2 anos não pagam.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais populares

- Publicidade -