O processo de alfabetização é fundamental para o aprendizado e tem de ser desenvolvido com cuidado, levando em consideração vários fatores do desenvolvimento global da criança. Muitos pais se preocupam com o quando, isto é, a rapidez que a criança atinge o objetivo. É importante perceber que cada criança tem um ritmo diferente, com níveis de maturidade próprios.
A educação infantil representa todo um processo preparatório para esse fim. Exercícios físicos, encarados como brincadeiras, promovem a coordenação e equilíbrio. Atividades com lápis de cor no papel estimulam a organização espacial e o trabalho com limites que a folha de papel impõe. Contação de história exercita o desenvolvimento verbal e aumenta o vocabulário da criança. A criança é estimulada a observar o mundo à sua volta e a reproduzi-lo em seus desenhos, que adquirem cada vez mais detalhes.
Por fim, a introdução das letras também segue uma ordem própria, começando pela letra impressa e partindo para a letra cursiva. Educadores entendem que o tempo para o desenvolvimento da criança é bastante variável e não levar isto em conta pode colocar em risco o sucesso do processo de alfabetização.
Num mundo dominado pela tecnologia, onde crianças entram em contato com teclas e teclados cada vez mais cedo, muitos se perguntam a “utilidade” da escrita à mão. De acordo com a neurociência, a letra cursiva ajuda o desenvolvimento de habilidades cerebrais mais sofisticadas, o desenvolvimento da coordenação motora fina e organização espacial, além de revelar a expressão pessoal da criança, por ser padronizada.
Portanto não se trata de escolher a escrita à mão em detrimento da tecnologia ou vice-versa: quando monitoradas e bem introduzidas ambas trazem benefícios à educação.
COLÉGIO MODULAR
Rua Clementine Brenne, 378 – Morumbi
Tel: (11) 3742-8194
Instagram: @colegiomudular
Facebook: colegiomudular
Visite o site: www.colegiomodular.com.br