Paralimpíadas Paris 2024
Jogos Paralímpicos ou Paraolímpicos é o maior evento esportivo do mundo envolvendo pessoas com deficiência. Inclui modalidades que permitem atletas com diversos tipos de deficiência, motoras, amputados, cegos, além de pessoas que sofreram paralisia cerebral e que possuem alguma deficiência mental, competirem.
Foi realizado pela primeira vez em 1960 em Roma, Itália, mas têm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para deficientes físicos, como forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Mundial.
A primeira participação brasileira nos jogos foi em 1076.
As competições são responsabilidade do Comitê Paralímpico Internacional, mas existe uma parceria desse comitê com o COI (Comitê Olímpico Internacional). Essa parceria definiu, por exemplo, que a mesma sede escolhida para os Jogos Olímpicos seria a dos Jogos Paralímpicos. Além disso, as sedes devem planejar sua estrutura de forma a receber tanto os atletas olímpicos quanto os paralímpicos.
O Brasil terminou em 7º lugar em Tóquio no quadro geral de medalhas com 72 medalhas no total, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze.
Daniel Dias, ex-nadador, é o maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas, incluindo quatro participações em Jogos Paralímpicos.
Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 reunirão cerca de 4.400 atletas, representando 184 países e competindo em 22 modalidades.
E há ainda mais números para celebrar: a delegação brasileira será com posta, no total, por 255 atletas, sendo 117 mulheres – 45,9% de toda a delegação do país.
Atualmente, as Paralimpíadas de Verão incluem os seguintes esportes: Atletismo, Badminton, Basquetebol em cadeira de rodas, Bocha, Canoagem, Ciclismo, Esgrima em cadeira de rodas, Futebol de 5, Goalball, Hipismo, Judô, Levantamento de peso, Natação, Remo, Rugby em cadeiras de rodas, Taekwondo, Tênis de mesa, Tênis em cadeira de rodas, Tiro, Tiro com arco, Triado, Voleibol sentado.
Renata Ruel