E as doenças quase sempre se manifestam pelo binômio: dores e incapacidade física progressivas, dor de cabeça, dor na nuca, dor no pescoço, dores nos ombros, dores nos braços, cotovelos, punhos e mãos, dor nas costas, dor no peito, dor lombar, dor ciática, dores nos quadris, joelhos, tornozelos e pés. E a incapacidade física pode evoluir para bengala, muletas, andador e cadeira de rodas.
Não existe relógio para medir intensidade de dor, se existisse se chamaria dolorimento, assim pessoas diferentes sentem a mesma dor de forma diferente e a mesma pessoa sente diferente suas mesmas dores em diferentes momentos de sua vida, de acordo com suas próprias emoções.
Emoções de desgraças pioram nossas dores, e emoções gratificantes de alegria ou felicidade melhoram e muito nossas dores.
Todos falam mal das dores, e a pior dor do mundo é a dor da gente, mas as dores são muito importantes para o diagnóstico médico.
Ter qualidade de vida mesmo com idade avançada vai depender de bons hábitos de vida: educação física, educação nutricional (alimentar), sono natural e incrível educação emocional.
Porque os computadores estão tomando lugar do ser humano em inteligência. Por que os computadores não se emocionam.
Então sentimentos gratificantes promovem saúde, e sentimentos de desgraças promovem doenças, e a escolha é sua, exclusivamente sua.

DR RUY MERCÚRIO – ORTOPEDISTA – CLÍNICA OTM
Av. Giovanni Gronchi, 1470 – Unidade Morumbi
Tel: (11) 3661-4243/ (11) 97082-8015
Av. Pacaembu, 1.024 – Unidade Pacaembu
(11) 93014-8888
E-mail de contato: fisioterapiaruymercurio@gmail.com
Site: www.ruymercurio.com.br

