Muitas vezes, por terem ficado muito tempo guardadas elas podem pegar pó e provocar alergia. Já aconteceu com você?
Aqui vão algumas dicas para cuidar dessas peças que merecem atenção especial:
- Coloque tudo para fora.
- Dessa forma, você consegue ver com mais facilidade a quantidade de roupas, principalmente aquelas que já estavam no fundo da gaveta, muitas vezes esquecidas há meses.
- Identifique, separe os itens.
- Separe os itens que você vai manter no guarda-roupa por categorias: blusas de lã ou tricô (sempre dobradas e nunca no cabide). Calças de couro, meias de lã, casacos e etc. Veja se alguma delas precisa de reparo (costurar, trocar zíper, fazer barra) ou limpeza. Aproveite para desapegar daquelas peças que não combinam mais com seu estilo ou não servem no tamanho.
Armazenamento:
- Retorne para o armário deixando essas peças mais á mão, para ter mais facilidade para pegar no dia a dia. Se faltar espaço, a primeira coisa a fazer é guardar as roupas de verão e primavera que você não vai usar por hora, tipo regatas, shorts, aqueles vestidos fresquinhos, sabe?
- Guarde tudo em caixas organizadoras ou sacos à vácuo e coloque num lugar sem tanta visibilidade, como a parte mais alta do armário.
- A melhor forma de organizar casacos e jaquetas é pendurando essas peças na arara ou no cabideiro, porque dobradas fazem muito volume.
- Use sachês de giz ou de sílica para absorver a umidade e evitar que as roupas peguem mofo.
- Para as blusas, dobre todas do mesmo tamanho e coloque uma sobre a outra. O segredo na hora de empilhar as roupas de frio é colocar as mais grossas embaixo das mais finas, para dar estrutura.
- Cachecóis, luvas e gorros poder ser acomodados em cestos ou caixas organizadoras.
Espero que gostem da dica e “bora” curtir o frio com um belo chocolate quente!
Giuliana Valle – Colunista
Instagram: maternidadeorganizada