Por Natalia Tiemi Hanada
Nesta quarta, 11, o Brasil faz sua estreia na competição de snowboard nas Olimpíadas de Inverno Milão-Cortina. Augustinho Teixeira e Patrick Burgener, o Pat, participam da prova de halfpipe masculino na instalação de Livigno, na região de Lombardia, na Itália, a partir das 15h30 (horário de Brasília).
Os brasileiros estão entre os 25 atletas do evento classificatório de duas descidas. Os 12 primeiros colocados se classificam para a final na sexta, 13.
No halfpipe, os competidores descem em uma pista de 200m em formato de “U”, com paredes curvadas. A prova de estilo livre permite manobras, giros, arremessos e aterrissagens que são avaliados pelos juízes. Os atletas são ranqueados de acordo com a progressão, amplitude, variação, execução e dificuldade na sua performance. Cada descida vale uma nota, e apenas a melhor delas é considerada na classificação final.
“Consegui aproveitar bastante os treinos, que foram até um pouco mais tranquilos do que eu esperava. Estou confortável, gosto do halfpipe, principalmente nas manobras mais básicas, que me dão confiança para amanhã”, disse Augustinho, um dia antes da prova classificatória. Nascido na Argentina, com mãe brasileira, ele começou sua trajetória ainda no skate e no surfe, antes de migrar para a neve.
Pat tem motivos a mais para se empolgar com a estreia olímpica. Enquanto treinava na Suíça há dez dias, sofreu uma queda e chegou a ser levado ao hospital. “Eu estou muito feliz com os treinos realizados aqui nessa pista. Há uma semana, eu estava um pouco tenso porque não sabia como seria. Mas estou muito feliz de estar de volta às pistas e poder praticar bastante antes da competição”, disse o atleta.
Filho de pai suíço e mãe brasileira, Pat já competiu com a bandeira europeia em duas Olimpíadas, mas estreia com o verde e amarelo nesta edição de Milão-Cortina. Embalado por composições autorais em português, o músico profissional quando não está competindo é uma das chances de medalha inédita ao país sul-americano. Ele levou o bronze na etapa de Calgary da Copa do Mundo, a primeira do Brasil no snowboard.
Programação do snowboard halfpipe
(no horário de Brasília)
11 de fevereiro – Classificatórias
-
15h30: descida 1
-
16h27: descida 2
O evento classificatório terá transmissão da TV Globo (sinal aberto), Sportv (sinal fechado), CazéTV e geTV no Youtube.
FONTE MATÉRIA: Leia mais em: https://veja.abril.com.br/esporte/conheca-os-brasileiros-do-snowboard-brasileiro-nas-olimpiadas-de-inverno/

