Todos sabem que a literatura permaneceu um reduto masculino por tempo demais. As primeiras mulheres que ousaram lutar pelo direito de se manifestarem, de publicar seus escritos, travaram uma árdua batalha. Aqui no Brasil, nomes como Nísia Floresta, Maria Firmina dos Reis, entre outros, têm uma importância histórica enorme e fundamental para o movimento de escrita feminina que vemos hoje.
Recentemente a notícia de que livros escritos por mulheres vão compor lista obrigatória da Fuvest em 2026, causou um certo alvoroço. Sem dúvida, uma decisão corajosa dos organizadores da prova para valorizar a mulher na literatura, dando voz àquelas que antes foram silenciadas.
Ler a escrita das mulheres vai mudar seu ponto de vista. Na Revista Voo Livre, o leitor encontra variadas oportunidades para isso. Duas colunas, em especial, são voltadas exclusivamente para a divulgação de autoras contemporâneas. A coluna Poesia de Marta Cortezão – amazonense que mora em Sevilha, Espanha – nos apresenta poetas de língua portuguesa, analisando seu fazer literário. E a coluna Diálogo Poético onde a poeta Kel Kamoezze – brasileira que vive em Barcelona – traz um delicioso jogo literário entre poetas. Acompanhe as colunas e saiba mais sobre as colunistas e suas convidadas no site ou em nosso aplicativo.
Marina Marino
Editora da Revista Voo Livre
Envie seu texto e junte-se a nós nessa
incrível jornada da escrita!
REVISTA VOO LIVRE
Tel: (11) 97666-0835
Instagram: marina_revistavoolivre
E-mail: marina@revistavoolivre.com.br
Visite o site: www.revistavoolivre.com.br