Quais são as vantagens em se contratar uma consultoria em direito previdenciário?
As vantagens da consultoria previdenciárias são inúmeras. As mais importantes podemos citar: a análise das contribuições até o momento, inconsistências das contribuições junto ao INSS, modalidade de contribuições e por fim, e de suma importância, como contribuir de acordo com a capacidade financeira do segurado e o melhor momento para se aposentar.
Qual a melhor idade para o profissional começar a pensar na melhor aposentadoria?
O quanto antes iniciar a vida contributiva melhor, lembrando que, esta pode ser a partir do dos 16 anos (na qualidade de menor aprendiz), como facultativo a partir dos 18 anos e como segurado obrigatório, na qualidade de empregado ou empresário.
Existe uma forma de prevenção para que ele análise qual aposentadoria será mais vantajosa e qual será o tempo de trabalho ou de contribuição para aumentar o valor?
Sim, através de um planejamento previdenciário detalhado, no caso de já ter iniciado suas contribuições junto ao INSS.
Como evitar erros?
Podemos dizer que em diversas análises realizadas ao longo de anos de carreira, a forma mais comum de cometer erros é contribuir na qualidade de segurado de maneira equivocada, como por exemplo, àqueles que contribuem no percentual de 5% achando que se aposenta por tempo de contribuição, o que não ocorre, pois quem contribui desta forma só se aposenta por idade e com salario mínimo, dentre outras, como contribuições abaixo do salário mínimo, a quais não são computadas na carência se não forem complementadas.
No seu escritório, quais são os serviços oferecidos para quem passou dos 50 e busca uma melhor aposentadoria? E para aqueles que querem uma revisão?
No nosso escritório, fazemos primeiro uma análise bem criteriosa do extrato previdenciário (CNIS) que pode ser obtido junto ao site www.meu.inss.gov.br, após essa análise, pedimos todos os documentos que achamos pertinentes ao caso e ai sim, sugerimos que faça um planejamento para ter bem claro se há inconsistência e erros nas contribuições, soluções para sanar esses erros, a melhor forma de contribuir e qual o melhor momento para se aposentar, levando em conta todo o investimento nas contribuições e o retorno dele, considerando a expectativa de vida segundo a Tabela do IBGE.
Já para aqueles que desejam fazer a revisão do seu benefício, tudo começa pela análise de extrato previdenciário, processo administrativo de aposentadoria, vínculos de trabalho, pois desta forma analisamos se houve erro ou alguma situação que não tenha sido considerada pelo INSS no momento da concessão da aposentadoria. Podemos dizer com toda propriedade pela larga experiência que, em torno de 80% das aposentadorias concedidas possuem erro.
Como fazer um planejamento previdenciário? Pode nos explicar as etapas necessárias e indicadas pelo senhor?
O planejamento previdenciário se dá pela busca de garantir uma aposentadoria satisfatória no futuro. As etapas fundamentais que seguimos, como mencionado anteriormente, fazemos primeiro uma análise bem criteriosa do extrato previdenciário (CNIS), após essa análise, pedimos todos os documentos que achamos pertinentes ao caso e ai sim, sugerimos que faça um planejamento para ter bem claro se há inconsistência e erros nas contribuições, soluções para sanar esses erros, a melhor forma de contribuir e qual o melhor momento para se aposentar, levando em conta todo o investimento nas contribuições e o retorno dele, considerando a expectativa de vida segundo a Tabela do IBGE.
Por que pensar na aposentadoria de forma preventiva antecipa as possibilidades e possíveis problemas?
O que podemos dizer neste sentido é a expectativa que as pessoas geram no momento da aposentadoria. Se não houver um planejamento, sobretudo sobre os valores de contribuição, por vezes, as pessoas se decepcionam quando a sua aposentadoria é concedida. Para evitar isso, hoje disponibilizamos de sistemas de cálculos excelentes que permitem essa análise a não haja surpresas.
DE MAIO & VILLELA ADVOGADOS
Av. Paulista, 2073 – Ed. Horsa 1 cj: 1916
WhatsApp: (11) 94034-9070
e-mail: contato@dmadvogados.com.br
Instagram: @demaioevillela.adv