Por conta dessa dedicação, recebemos muitos pacientes em sofrimento crônico de dores, e muito dificilmente tais pacientes se queixam de uma única dor; geralmente, são muitas dores. O grande desastre que causa essas dores crônicas também resulta em incapacidade física progressiva: perda de força, perda de equilíbrio, perda de desempenho físico e dificuldade de marcha. “Doutor, se eu me movimento, dói mais; então, procuro me movimentar menos.” Assim, com certa frequência, recebemos pacientes que chegam apoiados em seus acompanhantes ou usando bengalas, muletas, andador ou mesmo cadeiras de rodas. Como decorrência, surgem obesidade, insuficiências musculares, vícios posturais, osteoporose e, pior ainda, depressão.
Além de tudo isso, esses pacientes ainda enfrentam dois estigmas cruéis: “Ahh, isso é da idade avançada, é assim mesmo; você tem que se conformar” e “Ahh, você tem uma doença incurável.” Diante de tais estigmas, é óbvio que a intensidade do quadro depressivo aumenta. Bem, o que fazer diante de aspectos tão dramáticos?
Em nossas clínicas, começamos mudando a crença solidamente implantada na mente desses pacientes. O fator idade é importante, mas é relativo e nem sempre é apenas por causa da idade. Jamais aceitamos a crença que outros pacientes já trazem por imposição social ou médica.
Nada é incurável até que se prove o contrário.
Buscamos remover a CAUSA das dores; se não removermos a causa, elas não vão embora. Para esses pacientes cronicamente sofredores, a terapia por triangulação se torna válida. Ela envolve um doente firmemente disposto e determinado a conseguir uma grande melhora do quadro clínico e, até mesmo, a cura da doença. Na outra ponta do triângulo, está uma família disposta a proporcionar a esse paciente suporte afetivo, logístico e, às vezes, até financeiro. Finalmente, na terceira ponta do triângulo, está um médico que aceita o desafio de descobrir primeiro a causa e o diagnóstico do mal para, depois, conseguir resultados satisfatórios. Esse triângulo costuma ser imbatível.
DR RUY MERCÚRIO – ORTOPEDISTA – CLÍNICA OTM
Av. Giovanni Gronchi, 1470 – Unidade Morumbi
Tel: (11) 3661-4243/ (11) 97082-8015
Av. Pacaembu, 1.024 – Unidade Pacaembu
(11) 93014-8888
E-mail de contato: fisioterapiaruymercurio@gmail.com
Site: www.ruymercurio.com.br