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    Notícias

    Ciência afirma: Reclamar faz mal e afeta o cérebro

    Ouvir um resmungão pode te trazer mais do que vontade de sair correndo para bem longe do papo mal-humorado. A Ciência explica que uma enxurrada de reclamações, além de encher seu ouvido, atinge negativamente seu cérebro e o funcionamento do seu corpo. Pior: se você é a pessoa que tem o hábito de criticar tudo e todos, o efeito também se aplica à sua saúde mental.
    giromorumbiBy giromorumbi5 de fevereiro de 2024Nenhum comentário5 Mins Read
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    Ciência afirma: Reclamar faz mal e afeta o cérebro
    Ciência afirma: Reclamar faz mal e afeta o cérebro
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    Mas, parece que o hábito de reclamar acaba fazendo parte da nossa vida vez ou outra, não é mesmo? Para evitar (ou reduzir) os danos, entrevistamos a coach de alta performance e produtividade Patricia Marinho, que ensina como devemos lidar com os chatões e jeitos práticos de levantar o astral daquele conhecido que só vê a vida em tons de cinza. Entre as dicas, ela ensina a “regra da água” para manter o otimismo em dia. Que tal testar?

    Por que reclamar atinge seu cérebro negativamente

    O articulista e cientista da computação Steven Parton publicou um texto no site Curious Apes sobre como o fato de resmungar pode acabar com seu bem-estar e daqueles que o cercam, atingindo diretamente o cérebro dos indivíduos.

    Ele explica que a cada pensamento que temos, nosso cérebro é remodelado, alterando a construção física da realidade. Isto porque a ponte que se forma entre as células nervosas (os neurônios) acaba se estreitando ainda mais para a produção daquele pensamento.

    “Ao longo de seu cérebro há uma coleção de sinapses separadas por um espaço vazio chamado de fenda sináptica. Sempre que você tem um pensamento, uma sinapse dispara um produto químico através da fenda para outra sinapse, construindo assim uma ponte sobre a qual um sinal elétrico pode atravessar, levando consigo a informação relevante que você está pensando”, detalha.

    “Toda vez que essa carga elétrica é acionada, as sinapses diminuem a distância que a carga elétrica tem que atravessar. Portanto, o cérebro é religado em seu próprio circuito, e se altera fisicamente para tornar mais fácil a realização das sinapses adequadas – e isto faz com que o pensamento seja mais fácil de ser acionado”, completa.

    Isso significa que quanto mais você reclama, mais fácil é para seu cérebro repetir esse padrão negativo. E não é só isso: ao reclamar, você libera hormônios do estresse no organismo, como o cortisol. Esse hormônio aumenta a pressão arterial e o açúcar no sangue, enfraquece o sistema imunológico e dificulta o aprendizado e a memória.

    Além disso, ao ouvir alguém reclamar constantemente, você também sofre os mesmos efeitos negativos no seu cérebro. Isso acontece porque os neurônios-espelho permitem que você se coloque no lugar do outro e sinta empatia. Mas eles também podem fazer com que você reproduza as emoções negativas do outro sem perceber.

    Como lidar com os reclamões

    Se você convive com alguém que vive reclamando da vida, do trabalho, do clima ou de qualquer outra coisa, saiba que existem algumas formas de lidar com essa situação sem se deixar contaminar pelo pessimismo alheio.

    A coach Patricia Marinho dá algumas dicas para ajudar você a manter sua energia positiva e até mesmo influenciar positivamente quem está ao seu redor.

    1. Não entre na onda do outro: Se alguém começa a reclamar perto de você, não concorde nem incentive a conversa negativa. Tente mudar de assunto ou mostrar um lado positivo da situação. Por exemplo: se alguém reclama do trânsito, diga algo como “Pelo menos podemos aproveitar esse tempo para conversar” ou “Que bom que temos um carro confortável para nos locomover”.
    2. Estabeleça limites: Se a pessoa insiste em reclamar e não aceita nenhuma tentativa de mudar o foco da conversa, diga educadamente que você prefere não ouvir tantas reclamações, pois elas te fazem mal. Explique que você está tentando ser mais otimista e que gostaria de contar com a colaboração dela. Se a pessoa não respeitar seu limite, afaste-se dela ou encerre a conversa.
    3. Ofereça ajuda: Às vezes, a pessoa que reclama muito pode estar passando por um momento difícil ou precisando de apoio emocional. Nesse caso, ofereça sua ajuda para que ela possa desabafar ou buscar uma solução para seus problemas. Mas não se torne um “saco de pancadas” para as frustrações alheias. Oriente a pessoa a procurar ajuda profissional se necessário.
    4. Seja um exemplo: Uma das melhores formas de lidar com os reclamões é ser um exemplo de positividade e otimismo. Mostre com suas atitudes e palavras que você escolhe ver o lado bom das coisas e que você é grato pelo que tem. Compartilhe suas conquistas, seus sonhos, suas alegrias. Assim, você pode inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo e a mudarem sua forma de ver o mundo.

    A regra da água para manter o otimismo em dia

    Uma técnica simples e eficaz para manter o otimismo em dia é a chamada “regra da água”. A coach Patricia Marinho explica como funciona:

    “A regra da água consiste em beber um copo de água toda vez que você perceber que está reclamando ou pensando negativamente. A água vai te ajudar a limpar sua mente e seu corpo das toxinas que a reclamação produz. Além disso, a água vai te hidratar, melhorar seu humor, sua disposição e sua saúde. É uma forma de se conscientizar do hábito de reclamar e substituí-lo por um hábito saudável”, diz.

    Ela recomenda que você tenha sempre uma garrafa de água por perto e que se policie para beber um copo sempre que flagrar uma reclamação saindo da sua boca ou da sua mente.

    “Você vai perceber que, com o tempo, você vai reclamar menos e beber mais água. E isso vai trazer benefícios para sua vida pessoal e profissional. Você vai se sentir mais leve, mais feliz e mais produtivo”, afirma.

    E você, é do tipo que reclama muito ou que vê o lado bom das coisas? Que tal experimentar a regra da água e ver como ela pode melhorar seu bem-estar? Compartilhe sua experiência nos comentários!

    bem-estar cérebro Ciência saúde mental
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