Sim, o problema mais comum do mundo todo chama-se: “Dor de cabeça”.
De fato, em clínica médica, neurológica e até mesmo em ortopedia, a queixa é dor cervical no segmento vertebral do pescoço. Perto de 70% das queixas de cervicalgia, torcicolos são acompanhados de cefaleias ou dor de cabeça ou mesmo de sintomas de hemicrania (dor em uma metade do crânio), como nas enxaquecas acompanhadas de tonturas, enjoos e fotofobia.
Quando não há um substrato patológico anatômico com exames EEG, tomografia computadorizada do crânio, é bem possível que a cefaleia tem a ver com tensões emocionais, estresse, ansiedade e depressão, aqui frequentemente acompanhada de fibromialgia, dores músculo tendineo do pescoço e parte alta das costas com sintoma de queimação, como relatam os pacientes.
Embora a queixa frequente de dor de cabeça incomode muito ao doente, preocupam muito seus familiares e deixam os médicos em estado de alerta para separar dores banais, frequentes de processos graves, como acidente vascular cerebral, aneurisma e tumores, o diagnóstico de certeza sempre tem que ter a necessidade de exames de imagem, tais como radiografias, TC, RNM, EOS, ultrassom, cintilografia e EEG.
Felizmente a grande maioria das dores de cabeça tem a ver com o invólucro, músculo tendinoso da cabeça e pescoço. E isso nós tratamos em nossas clínicas com bons ou ótimos resultados.
DR RUY MERCÚRIO – ORTOPEDISTA – CLÍNICA OTM
Av. Giovanni Gronchi, 1470 – Unidade Morumbi
Tel: (11) 3661-4243/ (11) 97082-8015
Av. Pacaembu, 1.024 – Unidade Pacaembu
(11) 93014-8888
E-mail de contato: fisioterapiaruymercurio@gmail.com
Site: www.ruymercurio.com.br