Com o aumento de informações sobre dietas, e até maior disponibilidade de produtos sem esse “ingrediente”, muitas perguntas surgem.
Mas o é que isso?
Glúten é um composto de proteínas presente no TRIGO, CEVADA e CENTEIO. Portanto muito comum nossa dieta habitual em bolos, pães, biscoitos, macarrão e até na pizza e cerveja do final de semana.
Existem 3 desordens relacionadas ao glúten:
- DOENÇA CELÍACA;
- ALERGIA AO TRIGO;
- INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN NÃO CELÍACA.
A principal delas, a Doença Celíaca é a intolerância permanente ao glúten, que ocorre em pessoas com predisposição genética. De caráter autoimune, ao ingerir o glúten, desencadeia uma cascata inflamatória em intestino delgado causando uma enteropatia e a Síndrome de Má Absorção Intestinal, que acarreta os principais sintomas como baixo ganho ou perda ponderal, diarreia crônica, anemia, distensão ou dor abdominal.
Também existem as formas pouco sintomáticas ou até assintomáticas, que pode ser um grande desafio diagnóstico, caso apresente-se com as manifestações extra intestinais, como: osteopenia, infertilidade, atraso da puberdade, baixa estatura, artrite, dermatite herpetiforme, manifestações neurológicas, como ataxia, e psiquiátricas, como depressão.
O diagnóstico é feito através da triagem sorológica com Anticorpos Antitransglutaminase e Anticorpo Antiendomisio da classe IgA. E sendo positivo, deverão ser encaminhados a realização de Endoscopia Digestiva Alta com biópsia de intestino delgado, para análise histológica de atrofia vilositária.
Podem ocorrer desde lactentes que já comem alimentos com glúten e até idosos.
A prevalência estima-se que seja entre 0,5 a 1% a população mundial, e seu único tratamento até hoje é a DIETA ISENTA DE GLÚTEN. A importância de adesão é tão grande, que foi estabelecido a Lei nº 10.674/2003, em que todos os alimentos industrializados devem ter em seus rótulos “contém glúten” e “não contém glúten”.
Caso a dieta não seja seguida, ou a doença não identificada, podem ocorrer doenças graves como Linfoma de Hodking, Câncer Intestinal e Osteoporose.
Portanto apenas médico pode fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor acompanhamento. Procure um especialista em Gastroenterologia.
Consulte um Especialista! A forma mais segura
e precisa no diagnóstico e tratamento.
ICCONES – Instituto de Cardiologia,
Cardio-Oncologia & Especialidades Associadas.
Rua Dr. Luiz Migliano, nº1.986 – Cj 707 – Bonnaire Office
Morumbi – São Paulo – SP – 05.711-001
Tel: (11) 2936-0999/ Cel: (11) 97605-5120
E-mail de contato: icconesclinica@gmail.com