Close Menu
Giro MorumbiGiro Morumbi
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    Giro MorumbiGiro Morumbi
    anuncie
    • Home
    • Estética e Beleza

      TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO DEVOLVE FIRMEZA E SUAVIZA BOLSAS SOB OS OLHOS

      4 de dezembro de 2025

      O IMPACTO DO USO DO MOUNJARO NA SUSTENTAÇÃO DO ROSTO

      18 de novembro de 2025

      Reestruturação Facial: Quando o emagrecimento transforma também o rosto

      13 de outubro de 2025

      Muito Além da Vaidade: Harmonização facial e a nova imagem do homem moderno

      18 de setembro de 2025

      Morpheus8: a tecnologia que redefine o rejuvenescimento da pele

      15 de setembro de 2025
    • Educação

      GISELLE ALFANO, NASCIDA E CRIADA NO MORUMBI, BRILHA NOS PALCOS DO TEATRO MUSICAL NACIONAL.

      15 de dezembro de 2025

      AULA DE INGLÊS – EXPRESSÃO DO DIA: CALL IT A DAY

      15 de dezembro de 2025

      ALÉM DO REFORÇO: COMO TRANSFORMAR DIFICULDADES EM APRENDIZADO DURADOURO

      4 de dezembro de 2025

      A JORNADA DE INOVAÇÃO DIGITAL NO ANGLO MORUMBI

      4 de dezembro de 2025

      ENCERRANDO O ANO LETIVO: CELEBRAÇÃO E GRATIDÃO

      4 de dezembro de 2025
    • Produtos e Serviços

      NATAL E FIM DE ANO NO SHOPPING PORTAL: PRATICIDADE, TRADIÇÃO E CONVENIÊNCIA

      15 de dezembro de 2025

      EMANCIPAÇÃO DE FILHOS: COMO FUNCIONA E QUANDO É POSSÍVEL

      15 de dezembro de 2025

      UM NATAL COM HISTÓRIA, CARINHO E TRADIÇÃO

      15 de dezembro de 2025

      DE 2025 PARA 2026, COM O MESMO PROPÓSITO EM ESCREVER HISTÓRIAS COM IMÓVEIS ÚNICOS!

      15 de dezembro de 2025

      CRESCER É SENTIR: O PODER DOS ESTÍMULOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

      15 de dezembro de 2025
    • Saúde e Bem-Estar

      JANEIRO É TEMPO DE VIVER HISTÓRIAS: VEM AÍ A COLÔNIA DE FÉRIAS MORUMBI 2026!

      15 de dezembro de 2025

      A ANSIEDADE NÃO PRECISA DITAR O RITMO DA SUA VIDA.

      15 de dezembro de 2025

      ENVELHECIMENTO NÃO É DOENÇA: DIAGNÓSTICO CORRETO É LIBERTAÇÃO

      15 de dezembro de 2025

      PILATES NA GESTAÇÃO: BENEFÍCIOS E CUIDADOS NECESSÁRIOS.

      15 de dezembro de 2025

      DOR, EMOÇÃO E QUALIDADE DE VIDA: A ESCOLHA QUE DEFINE SUA SAÚDE

      19 de novembro de 2025
    • Gastronomia

      NOVA FASE. MESMO PROPÓSITO: ENCANTAR.

      15 de dezembro de 2025

      RECEITA – RABANADA TRADICIONAL

      15 de dezembro de 2025

      UMA CONFRATERNIZAÇÃO INESQUECÍVEL? SÓ NO DR. ÁRABE

      15 de dezembro de 2025

      VILLA GOURMET EVENTOS: SUA CEIA DE FINAL DE ANO SEM PREOCUPAÇÕES

      15 de dezembro de 2025

      MARMITA FIT GIGI CRESCE E GANHA NOVO ENDEREÇO COM ESPAÇO PARA CONSUMO NO LOCAL

      15 de dezembro de 2025
    • Turismo, Eventos e Cultura
    • Notícias
    • Edições da Revista
      • Dezembro 2025
      • Novembro 2025
      • Outubro 2025
      • Setembro 2025
      • Agosto 2025
      • Julho 2025
      • Junho 2025
      • Maio 2025
      • Abril 2025
      • Março 2025
      • Fevereiro 2025
      • Janeiro 2025
      • Dezembro 2024
      • Novembro 2024
      • Novembro 2025
      • Setembro 2024
      • Agosto 2024
      • Julho 2024
      • Junho 2024
      • Maio 2024
      • Abril 2024
      • Março 2024
      • Fevereiro 2024
      • Janeiro 2024
      • Dezembro 2023
      • Novembro 2023
      • Outubro 2023
      • Setembro 2023
      • Agosto 2023
    Giro MorumbiGiro Morumbi
    Início » Produtos e Serviços » A propriedade intelectual e a proteção da criação na moda
    Produtos e Serviços

    A propriedade intelectual e a proteção da criação na moda

    Giro MorumbiPor Giro Morumbi14 de setembro de 2023Atualizado:14 de setembro de 2023Nenhum comentárioTempo estimado de leitura: 3 min
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A propriedade intelectual e a proteção da criação são aspectos fundamentais na indústria da moda e desempenham um papel crucial na promoção da inovação, no estímulo à criatividade e na garantia de que os criadores sejam recompensados adequadamente por suas criações.

    São três as principais formas de propriedade intelectual aplicáveis à moda:

    • Direitos autorais – protegem expressões originais de ideias artísticas ou criativas, como designes de moda, estampas, ilustrações e fotografias. Com eles, os criadores têm o direito exclusivo de reproduzir, distribuir e exibir suas criações, bem como de autorizar outras pessoas a fazerem-no. Isso impede a cópia não autorizada e ajuda a preservar a originalidade dos produtos.
    • Marcas registradas – protegem os nomes, logotipos, símbolos e outros sinais distintivos que identificam uma marca, garantindo que os consumidores reconheçam as peças de uma
      marca específica e evitando a exploração indevida por parte de outras empresas.
    • Patentes – embora menos comuns na moda do que em outras indústrias, as patentes também podem ser aplicadas a inovações técnicas e funcionais na moda. Por exemplo, podem ser patenteados novos tecidos, processos de fabricação ou dispositivos inovadores usados em roupas ou calçados.

    Licença da marca e o fenômeno Barbie

    A licença de marca na moda – regulada pela Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/1996), é um acordo pelo qual o detentor dos direitos de uma marca (licenciador) autoriza outra empresa ou indivíduo (licenciado) a usar sua marca registrada, geralmente em troca de royalties ou outras formas de compensação. Esse tipo de acordo é comum na indústria da moda e permite que marcas consolidadas expandam seus negócios sem necessariamente fabricar e comercializar todos os produtos.

    O licenciador pode expandir sua presença no mercado, aumentar a visibilidade da marca e gerar receita, enquanto o licenciado pode aproveitar a reputação e o reconhecimento da marca para impulsionar seus negócios e atrair clientes. No entanto, é fundamental que todas as questões legais e contratuais sejam tratadas de forma clara para evitar problemas futuros e garantir uma parceria bem-sucedida.

    Na esteira do filme Barbie, a Mattel, empresa que criou a boneca em 1959, fechou acordo com mais de cem empresas para criar produtos temáticos, como a fast-fashion Zara, que lançou uma coleção inspirada no filme. Além de roupas, lançou acessórios, bolsas, chapéus e sapatos. A marca de sandálias Ipanema ganhou a assinatura da Barbie na sola interna e tantos outros produtos.

    Dra. Kelly Aparecida Oliveira Terras Gonçalves é sócia fundadora do escritório
    Terras Gonçalves Advogados, e advogada também especialista no Fashion Law

    TERRAS GONÇALVES ADVOGADOS
    Rua Aureliano Guimarães, 150/170 cj 302
    Tel: (11) 3501-1111
    Instagram: @terrasgoncalvesadv
    Facebook: terrasgoncalves
    E-mail de contato: alex@terrasgoncalves.com.br
    Visite o site: www.terrasgoncalves.com.br

    Barbie Direitos autorais Licença da marca Marcas registradas Patentes propriedade intelectual proteção da criação na moda terras gonçalves TERRAS GONÇALVES ADVOGADOS visibilidade da marca
    Compartilhar; Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Giro Morumbi
    • Website

    Postagens relacionadas

    NATAL E FIM DE ANO NO SHOPPING PORTAL: PRATICIDADE, TRADIÇÃO E CONVENIÊNCIA

    15 de dezembro de 2025

    EMANCIPAÇÃO DE FILHOS: COMO FUNCIONA E QUANDO É POSSÍVEL

    15 de dezembro de 2025

    UM NATAL COM HISTÓRIA, CARINHO E TRADIÇÃO

    15 de dezembro de 2025
    Adicionar um comentário

    Os comentários estão fechados.

    © 2025 Giro Morumbi Designed by Lucas Tenório.
    • Home
    • Educação
    • Estética e Beleza
    • Gastronomia
    • Produtos e Serviços
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Eventos e Cultura

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Ad Blocker Enabled!
    Ad Blocker Enabled!
    Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please support us by disabling your Ad Blocker.