Dia 23 de Novembro – Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantojuvenil
“Diagnóstico precoce é fundamental”
O termo Câncer Infantojuvenil, ou câncer na criança e no adolescente, ocorre entre 0 e 19 anos e está relacionado a um grupo de várias doenças que têm em comum a multiplicação anormal e descontrolada de células do corpo, podendo ocorrer em qualquer local do organismo.
Diferentemente do câncer do adulto, o infantojuvenil é predominantemente de natureza embrionária e, geralmente, afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Os tipos mais comuns são: Leucemias, Linfomas, Tumores do Sistema Nervoso Central, Neuroblastomas, Tumor de Wilms (Renais), Retinoblastoma (retina), TCG (ovários e testículos), Sarcomas de partes moles e Osteossarcoma (tumores ósseos).
O número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 casos, o que corresponde a um risco estimado de 134,81 por milhão de crianças e adolescentes. Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e dos adolescentes acometidos pela doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento. (INCA, Estimativa 2023).
Consulte um Especialista Pediátrico!
A forma mais segura e precisa no diagnóstico e tratamento.
ICCONES – Instituto de Cardiologia,
Cardio-Oncologia & Especialidades Associadas.
Rua Dr. Luiz Migliano, nº1.986 – Cj 707 – Bonnaire Office
Morumbi – São Paulo – SP – 05.711-001
Tel: (11) 2936-0999/ Cel: (11) 97605-5120
E-mail de contato: icconesclinica@gmail.com