Hoje, vocês vão tomar conhecimento desses inimigos e, com esse conhecimento, poderão amenizar muito os efeitos devastadores que eles causam a todos nós.
O primeiro e o mais importante desses fatores se chama: MEDO, leia-se estresse, ansiedade, depressão, preocupações, ambições descontroladas, cobiça, ódio, inveja e ciúmes.
O maior estrago que esses fatores causam se manifesta em doenças psicossomáticas, que podem ser consideradas uma verdadeira pandemia no sentido figurado. Essas doenças assolam todos os seres humanos deste planeta, incluindo alergia, psoríase, calvície, hipertensão, artrite, diabetes e até mesmo cefaleias tensionais ou tumores.
O antídoto ou nossa defesa contra esses cruéis inimigos são: concentração, relaxamento, contemplação, meditação, educação física, educação alimentar ou nutricional e, principalmente, educação emocional. Nossas emoções estão intimamente ligadas aos nossos sentimentos.
O outro inimigo cruel da nossa saúde física é a força da gravidade. A força da gravidade é uma força invisível que atua sobre nós todos os dias, produzindo graves consequências para o nosso esqueleto. Isso pode ser resumido em uma palavra: DEFORMIDADES. Exemplos incluem escoliose, rebaixamento da altura, dorso curvo (corcunda), vícios de postura, labirintite, problemas de varizes, rugas, hemorroidas, flacidez dos músculos peitorais com queda das mamas e até Alzheimer.
Quem vive mais tempo estará mais sujeito à força da gravidade. Por exemplo, ao relacionarmos a crença geral com nossas características de envelhecimento, percebemos que quem vive mais é submetido por mais tempo a essa força. A gravidade se torna cruel ao desnivelar o corpo e, além dos impactos estéticos, essas deformidades podem causar muitas dores, sendo a pior delas a dor ciática, que resulta da compressão dos últimos discos lombares da coluna. Responsáveis pelos apoios de bengalas, muletas, andadores e cadeiras de rodas.
No mesmo nível, situam-se também as cefaléias tensionais, dores de cabeça, enxaqueca, perda de equilíbrio, dificuldade de audição (como zumbidos), problemas de visão, glaucoma, perda do foco de visão, miopia, astigmatismo e outras mazelas que afetam os seres humanos.
E como se defender desse segundo cruel inimigo? Exatamente com exercícios de alongamento e alinhamento do eixo vertebral, fortalecimento muscular, exercícios antigravitacionais e correção da bioengenharia do esqueleto. É um verdadeiro rejuvenescimento do ser humano. É exatamente isso que fazemos nos tratamentos em nossas clínicas médicas, corrigindo deformidades e amenizando e/ou eliminando dores.
DR RUY MERCÚRIO – ORTOPEDISTA – CLÍNICA OTM
Av. Giovanni Gronchi, 1470 – Unidade Morumbi
Tel: (11) 3661-4243/ (11) 97082-8015
Av. Pacaembu, 1.024 – Unidade Pacaembu
(11) 93014-8888
E-mail de contato: fisioterapiaruymercurio@gmail.com
Site: www.ruymercurio.com.br