Até chegar aos designs e modelos que conhecemos hoje, os óculos passaram por várias mudanças ao longo do tempo.
Como tudo começou:
Os primeiros registros do uso dos óculos são da era pré-cristã, em textos do filósofo chinês Confúcio, datados de 500 a. C. Na época, o acessório não tinha grau e era usado como enfeite ou distinção social.
Já na Idade Média torna-se possível a fabricação de lentes com o aperfeiçoamento das leis fundamentais da óptica feito pelo matemático árabe Al-Hazen. Pedras preciosas eram lapidadas e polidas com a finalidade de produzir a chamada pedra-de-leitura, um tipo de lupa simples.
No entanto, o primeiro par de lentes com graus unido por aros de ferro e rebites surge na Alemanha, em 1270. Esse modelo primitivo de óculos não tem hastes e se ajusta apenas sobre o nariz.
Modelos modernos
Com o aprimoramento dos estudos ópticos, foram surgindo pares de óculos bem mais leves, seguros, confortáveis e práticos. O Pince-nez era o mais popular entre as pessoas do século XV. Porém, ele ainda não tinha hastes.
Foi com os óculos Lorgnons que começou a introdução de hastes laterais no acessório, porém sem apoio nas orelhas.
Chegamos aos óculos contemporâneos
Ao longo dos anos, a tecnologia foi avançando e diversos tipos de matérias primas derivadas de plástico e metal foram descobertos. Desta forma, foi possível criar uma variedade de modelos de óculos graduados e de sol.
O design do acessório é um capítulo à parte: tem para todos os gostos e estilos. É possível encontrar pares redondos, quadrados, grandes, pequenos, coloridos e neutros. Outra mudança importante aconteceu nas lentes, que atualmente estão cada vez mais finas e precisas.
Por isso, os óculos se tornaram acessórios indispensáveis para o dia a dia das pessoas, sejam eles graduados ou escuros. E você, usa óculos? De grau ou de sol? Quais são seus modelos favoritos?
Venha conferir nossos modelos!
ÓTICA LOTTUS
Av. Guilhermne Dumont Villares, 1269 loja: 1A
Shopping Portal do Morumbi
Tel: (11) 3744-7229 / (11) 96094-8574
Instagram: @otica_lottus